Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Tuesday, September 05, 2006

Mas afinal...para onde é que eu vou!?!?!?



OLá!! (já para treinar: Szia!!)

Neste post vou explicar um pouco melhor, para onde vou e o que vou andar a fazer...
Então dia 1 de Outubro vou para a Hungria.
A capital da Hungria é Budapeste e este país tem fronteira a norte com a Eslováquia e Ucrânia, a leste com a Roménia, a sul com a Sérvia e Croácia e a oeste com a Eslovénia e Austria!
A moeda da Hungria é o Florim Húngaro, que mais ou menos (pelo menos, da última vez que vi), um euro equivale a 260 Flt.
E vou ter o relógio uma hora adiantado, em comparação a Portugal!
A Hungria está dividida administrativamente em 42 regiões, das quais 19 são condados e 22 são designadas de condados urbanos. Um dos condados chama-se Borsod- Abauj- Zemplén, em que a capital é Miskolc, que é a cidade para onde irei viver os próximos meses!
Miskolc é uma cidade industrial, situa-se no nordeste da Hungria (a 180Kms de Budapeste) e é a terceira maior cidade do país. Também é conhecida como uma cidade de estudantes, devido à Universidade de Miskolc (por onde vou andar, a fazer o meu curso de húngaro ).
Em Miskolc, vou viver num hotel, o Uni-Hotel, que para além de ser hotel, é uma residência de estudantes. Vou ter um "semi-apartamento" com quartos (ainda não sei com quantas pessoas vou dividir), sala, wc a partilhar com mais um "semi-apartamento", cozinha com micro-ondas, tv, ligação de internet, CD-player, máquina de café, máquina de lavar roupa a dividir pelo andar...e o hotel tem ginásio e supermercado!!
Parece-me bastante bem, mas... visitem:
http://www.uni-hotel.hu/en/accommodate.html
Já troquei uns mails com o Aurélio (da Holanda), que é o outro voluntário que chega no mesmo dia que eu, para trabalhar no mesmo programa. Também já troquei algumas informações com outras duas voluntárias que já estão em Miskolc: a Wiolet (da Polónia) e a Emilie (da França) e estão num outro programa idêntico ao meu.
O programa onde vou estar inserida chama-se "Democracy" e destina-se ao desenvolvimento de competências sociais em jovens orfãos, o programas delas chama-se "Hungary is waiting for you" e é mais direccionado a crianças. Estes dois programas são desenvolvidos na mesma Fundação (Csészike Alapítvány).
O meu programa, para quem estiver interessado, está descrito em: http://ec.europa.eu/youth/program/sos/hei/hei_form_en.cfm?HEID=36000113601

Bem...por agora é tudo!
Em breve vou ter formação pela Rota Jovem e pela Agência Nacional de Programas para a Juventude.
Vou dando notícias!!!
Bjokas

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá, coisa boa!

Estou sinceramente feliz por ver que estás entusiasmada com este teu projecto! Gostaria de te poder visitar, se possível, ao longo do tempo que vais estar na hungria... Para te ver e saber de ti... Mas, não te esqueças, que antes de ires, te quero ver!!!

Um beijo muito, muito grande (do tamanho do mundo!!!)

És linda e corajosa. Tenho a certeza que vais ter uma vida muito interessante!!

05 September, 2006 15:16  

Post a Comment

<< Home