Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Monday, September 11, 2006

Vinda de Góis

Cheguei ontem de Góis, foram 4 dias fantásticos...
Cheguei cansada, mas com uma grande alegria dentro de mim...
Conheci pessoas fantásticas, partilhei emoções, medos, preocupações, receios, expectativas e muito, muito mais.... todos nós partilhámos...todos nós aprendemos, todos nós crescemos com toda esta experiência!! Utilizámos diversas dinâmicas de grupo e foi mesmo muito bom!!!
Tirámos dúvidas sobre tudo e mais alguma coisa, trabalhámos juntos em diversos temas: cooperação, comunicação, possíveis problemas e possíveis resoluções e sempre partilhámos as sensações depois de cada actividade!
Dia 6- Cheguei a Coimbra no expresso e o Toninho (o meu tutor da entidade de envio- Rota Jovem) foi-me buscar ao expresso para me juntar aos restante elementos do grupo. Já era tarde, estava todo o grupo num centro comercial de Coimbra a aproveitar um workshop de dança.
Comprimentei-os mas foi um pouco estranho... tanta gente que eu não conhecia... e o meu inglês bastante enferrujado não ajudou em nada... Fomos para Góis, para um hostel... já era tarde... Tentei começar a memorizar os nomes, mas tava complicado!!
Para além do Toninho, a Ana também trabalha na Rota Jovem e de portugueses estava eu e o Hugo, que vai dia 24 para Itália para ficar 8 meses.
O resto do grupo eram 6 voluntários que chegaram a Portugal na segunda feira e que vão ficar por 6 meses:Nicole da Alemanha, Nieky da Holanda, Joke da Bélgica, Dorota da Polónia, Florian da França e Claudio da Itália.
Um grupo fantástico, pessoas muito especiais!
Dia 7- Começámos logo de manhazinha, pequeno almoço às 9h, para aproveitarmos bem o dia!
Começámos por nos conhecermos um pouco mais, utilizando diversas dinâmicas de grupo para nos apresentarmos e para "quebrar o gelo".
Um break pelo meio da manhã, continuação de actividades até às 13h.
A essa hora era servido o almoço e até às 14h30, tínhamos tempo até mesmo para um cafezito numa praia fluvial. Voltámos para mais actividades, e por volta das 17h fomos para um rio, que bom!!!!
Voltámos para jantar às 20h e voltar às actividades, cada noite era desenvolvida por um grupo, esta noite foi com o tema "Matrix" e eu voei!!!!
Pela noite ainda estivemos a ouvir música e dançar... já no primeiro dia comecei a sentir um muito bom ambiente...
Dia 8- Pequeno almoço às 9h30, actividades... muitas actividades...
Almoço, actividades, um rio fantástico e com uns saltos cheios de adrenalina!!
Esta noite o tema foi "1001 noites" foi o meu grupo a organizar...
A noite seguiu-se em Arganil, havia festa, todos numa carrinha de 9 lugares e umas voltinhas de carrinhos de choque fizeram a delícia de muitos!!
Comecei a ter pena de me ir embora...foi realmente muito fácil e rápido criar uma boa relação com estas pessoas!
Dia 9- Manhã idêntica, com muitas actividades...
Depois almoço e despedida... tinha autocarro para as Caldas... cheguei a Coimbra e o bus estava a acabar de se ir embora...e não havia nem mais autocarros nem comboios para esse dia... troquei o bilhete para o dia seguinte...
Esta terceira noite foi com o tem "Á descoberta da arca perdida".
As actividades eram sempre bastante divertidas e animadas... rimos imenso!!!:)
Dia 10- Manhã dedicada a troca de impressões sobre os países que nos recebem no nosso voluntariado... desenhos, estátuas, teatro...
Almoço e partilha de sensações que sentimos ao longo destes dias...
E no final cada de nós escreveu alguma coisa para todos os outros...


Sem dúvida alguma foram uns dias muito importantes... Foi fácil criar uma óptima relação com este grupo e deu-me maior confiança para acreditar que vou encontrar algo idêntico na Hungria! Houve uma partilha de receios, medos e expectativas... que de certa forma são iguais a todos os voluntários... e isso também nos faz sentir mais próximos uns dos outros!!
Reflectimos sobre imensa coisa e sinto-me mesmo muito entusiasmada para esta experiência!!

Bjokas grandes!!! E até breve

4 Comments:

Blogger  said...

As fotos destes dias vão estar aqui em breve!!!
Bjokas

11 September, 2006 10:28  
Blogger JOke said...

Obrigada para estar connosco em Gois, you even missed your bus especially to stay one day more!
;o)
JOke

14 September, 2006 13:28  
Blogger Stella said...

Uai! Cadê as bola????

15 September, 2006 12:41  
Anonymous Anonymous said...

A tua experiencia começou em Gois, para se perlongar ate Miskolc... vai ser verdadeiramente fabolosa e vai aprender muito com a vivencia do dia a dia. Claro que vou ter contigo a Hungria, fica aqui publicamente prometido, mas ate la quero este blog sempre actualizado.
Beijocas da mana;)

15 September, 2006 13:51  

Post a Comment

<< Home