Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Friday, February 09, 2007

Ois!!
Esta 3ª foi um encontro com os jovens. Numa sala- O Klube, durante 2 horas: com alguns jogos de comunicação, conversámos sobre a situação política do país Hungria, comparando com alguns outros países da Europa e Aurélio fez uma apresentação sobre a Holanda.
Foram 2 horas bem passadas, com boa disposição, embora por vezes os voluntários se sentissem um pouco à nora (pelo menos falo por mim), porque claro, tudo em Húngaro e com algumas pequenas traduções! mas gostei... supostamente seria este o nosso programa, ou seja, deveria ser uma vez de 15 dias este tipo de convívio... e sim... passado 4 meses este foi o 1º!!!LOL
De resto... bem...ontem (5ª feira) chegou uma outra voluntária... A Bettina da Áustria.
E mais coisas... o ambiente aqui é muito estranho... as pessoas são estranhas... lol
Eu estou bem e sinto-me bem comigo e claro, tenho a minha vida, tenho os meus planos, as minhas viagens... mas a forma como o voluntários se dão... cada dia vejo que as diferenças culturais das pessoas interfere muito na forma de estar em grupo... Eu posso ter a minha vida e claro, embora vivemos todos juntos, cada um é uma pessoa diferente dos outros e é normal cada um ter as suas coisas... Mas de vez em quando era fixe podermos estar em grupo e sentimo-nos bem, sair todos juntos e conviver, ou fazer um jantar por semana e estramos juntos... Mas cada vez vejo que isso realmente não é possível... Ontem saímos e estávamos no bar os 7 voluntários!!! E simplesmente cada um com uma cara de seca... e parecia que não havia conversa!! Simplesmente acho que não temos nada a ver uns com os outros... ou pode ser um grupo de 3 e mais um grupo de 3 e a coitada que chegou ontem... lol.
As pessoas chegam aqui cada uma com uma expectativa, cada um com planos diferentes, com planos futuros diferentes... com idades diferentes... muita coisa diferente... há aquelas pessoas que é mais fácil criar empatia apesar de todas as diferenças, mas há outras mais difíceis... Há certos comportamentos que são impensáveis para uns, e super normais para outros...
E por tudo isto digo que sem dúvida... EVS é mesmo uma experiência de vida...
:) Mas sim, tou a curtir a cena!!! :)
Bjokas!!!
PS- E claro, lembro-me das noites no bairro com um grupo de ppl bacano... e sim... tnh saudades!!;)

1 Comments:

Blogger  said...

Topem só a cena: ontem dps do bar, 6 fomos a uma disco... tava eu e Aurélio a jogar o 3º jogo de matrecos c uns bacanos (o jogo da vitória) e os restantes dizem "vamos embora daqui a 5 minutos, estamos à vossa espera no carro". Quando acabámos o jogo, já tinham bazado... Acham isto normal!?!?!?!?!

09 February, 2007 13:37  

Post a Comment

<< Home