Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Sunday, January 21, 2007

Acontecimentos de mais uma semana

Olá a todos os que continuam a seguir a minha história pela Hungria e arredores!
Hoje cheguei de uma outra das minhas viagens, desta vez a Zilina, a 3ª cidade da Eslováquia. Mas conto a viagem e coloco fotos no próximo post, quero dedicar este, aos acontecimentos desta semana que passou... embora não tenham sido muitos, há sempre algumas reflexões e pensamentos que quero partilhar!
2ª feira, depois do fim de semana com os voluntários por Miskolc, tivémos uma reunião com todos os voluntários, foi pequena, apenas para brindar ao novo ano! Às 10h da manhã, uma garrafa de champanhe esperava-nos na mesa de reunião de Adrienne... coisas húngaras!
Na 3ª sim, foi uma reunião a sério, com os dois diferentes projectos que estão a decorrer na Fundação: com as crianças e com os jovens. Esta reunião teve direito a discussão e tudo... acompanhada com um ambiente um pouco pesado... coisas que acontecem! Por vezes revela-se bastante complicado entender os comportamentos de todos, mas temos que tentar respeitar ao máximo, mas sem qualquer dúvida, que no fim de contas são as relações interpessoais o mais importante a trabalhar, numa situação destas! Explicando-me melhor... O projecto "Democracy", como já falei à tempos está dificil de arrancar a sério, mas eu até entendo e compreendo, embora a paciência às vezes também me falte... mas vou controlando-a e mantendo-me motivada, confiante, crente, optimista e com ideias para o futuro! Mas o outro voluntário que se vai daqui a dois meses e meio e sente que ainda não fez nada, tem alguma razão para de aborrecer, contudo sem lhe dar o direito de exagerar na demonstração da sua insatisfação. Mas estas coisas vã-se aprendendo e com certeza que ele já aprendeu alguma coisa! Tudo isto para dizer, que os 4 voluntários, comigo incluida, que estamos a trabalhar neste projecto vivemos momentos diferentes, por exemplo Marian que chegou cheia de ideias e motivada depara-se com uma ligeira crise no ar... um outro apenas quer fazer qualquer coisa para se ir embora sentindo que foi útil de algum modo, um outro ligeiramente desmotivado e com o ânimo em baixo... bem, eu... eu sinto-me motivada e tenho ideias para colocar em prática mas sei que as coisas têm de ir com calma... porque sem dúvida trabalhar com pessoas tão diferentes, ui!! tem as suas grandes dificuldades para se encontrar um ritmo de trabalho, o tal dito de equilibrio!! Sem dúvida, é necessário muita paciência, ser-se muito muito muito assertivo!! :)
Na 4º feira fui tratar do meu cartão de estrangeiro, porque na Hungria para ficar mais de 3 meses temos de tratar deste cartão. Pela tarde ouvimos as tão esperadas histórias (de vida) dos nossos jovens, porque Adrienne veio ao Uni-Hotel (também para ver a página web que Peter estava a fazer). No entanto neste dia tivémos uma notícia: Peter vai-se embora! Provavelmente por diversas razões, mas todos já estavámos à espera... Não se sentia bem, mas diga-se de passagem que também não se esforçava muito... Simplesmente não estava motivado para tal, mas os 6 meses que esteve foi com certeza uma experiência em que aprendeu alguma coisa.
Uma outra novidade é que agora temos para além de 1hora de aula de húngaro com a prof na Universidade, temos mais 2 horas por semana de aulas individuais, com o nosso mentor.
E pronto... acho que as novidades estão contadas, os pensamntos estão partilhados! Amanhã ou depois conto as do fim de semana!
Na 3ª, Morten e Aurélio vão organizar um workshop de cozinha com os jovens, vão cozinhar Lasanha! Acho que é uma boa ideia! Mas a ver se os 4 nos juntamos e organizamos as nossas ideias para as apresentar a Adrienne, porque falar, falar é muito fácil, mas se não nos mexemos a sério... as coisas continuam assim muito (demasiado) tranquilas...

Bjokas grandes!!!

1 Comments:

Blogger Pistacho said...

¡Hola Joana!
Tu blog está muy bien y creo que lo entiendo todo muy bien.

¿Os habéis comido el Haluski, con el trozo de queso mordido y con las manzanas? :)

22 January, 2007 21:25  

Post a Comment

<< Home