Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Sunday, February 04, 2007

Após 4 meses...

Olá!! Boa noite!

Já é tarde e estou cansada... ultimamente não tenho andado com muito tempo para escrever, mas pelo menos 1 vez por semana faço este esforço principalmente porque sei que depois desta aventura de 9 meses vou ter pena de não me lembrar das coisas se não as escrever aqui no blog. Porque sem dúvida isto é como o meu diário! Sinceramente nunca pensei que o iria manter tão actualizado, mas estou a gostar disto!:)

Pois bem... e já estamos em Fevereiro!!! 4 meses já passaram!!! Como pode ser!?!? Ainda cheguei ontem!!!lol... Bem, não ontem propriamente, mas uma semana sim! Ainda ou Só (conforme os dias, conforme as perspectivas, conforme o sol, conforma o frio, conforme a paciência, conforma o humor do dia) me faltam 5 meses!!!

E então o que andei eu a fazer esta semana?
Comecei as minhas aulas de português, mas uma coisa a sério!! Encontrei umas coisas giras na net, fiz uma compilações de várias lições e criei o meu curso de português para principiantes, agora estou a trabalhar na tradução para húngaro... com o Gábor (meu mentor), coitado, até tenho pena dele... ele diz que é a sua função de mentor, mas passar horas a traduzir para húngaro o que lhe eu traduzo para inglês...buuu

Na 3ª feira tive a festa de despedida de 2 erasmus! Uma filandesa e um checo! Pareciam boas pessoas, foi pena não ter passado mais tempo com eles... mas os próximos do segundo semestre estão a chegar! (Neste dia não tive apenas esta festa...lol! Todas as 3ªs e 5ªs tenho aulas de húngaro com Gábor e 3ª também tenho aulas de húngaro na Universidade).

Na 4ª foi o jantar húngaro que Miki preparou para os voluntários do programa "Democracy", por acaso nada de muito picante, mas claro com muita carne! :s Mas foi um bom momento, em que os voluntários estiveram com todos os jovens.

Na 6ª fui patinar no gelo aqui em Miskolc, foi a segunda vez (1ª foi em Dezembro em Budapeste), embora tenha sido melhor que da primeira... ufff... pode-se continuar a dizer que não tenho nenhum jeitinho para aquilo!lolol!! À noite, tínhamos combinado com os nossos jovens fazer um campeonato de matraquilhos, aqui no Uni-Hotel, porque temos matraquilhos à pala! Mas como a sala já estava reservada para uma conferência, decidimos levar um Dvd para a AfterCare e vermos o filme todos juntos! E assim foi, Trainspotting foi o filme elegido... um filme que não necessita de apresentações!

No sábado fui ao cinema, já há bastante tempo que ouvia falar deste documentário e como estava no cinema que apresenta os filmes originais decidi ir. "An Inconvenient Truth"
"Recentes e preocupantes eventos na natureza, perceptíveis a todos, como o furacão Katrina em New Orleans, têm, por trás, a degradação do meio ambiente feita pelo homem. Com a aceleração de actos destruidores por parte de grandes empresas e mesmo por indivíduos, ocorrida durante todo o século XX, uma bomba-relógio com efeitos devastadores foi montada. A fim de tentar alertar a população em geral a respeito dos riscos e da necessidade de se fazer algo a respeito, o político norte-americano Al Gore decidiu fazer um filme sobre o tema. Uma Verdade Inconveniente mostra como e por quais motivos a emissão de substâncias poluentes e o mau uso dos recursos naturais tem impactado no aquecimento global e em demais problemas bastante atuais. Nos últimos minutos do filme, algumas recomendações sobre o que pode ser feito são mostradas, e servem como um guia imprescindível para a sobrevivência do mundo como o conhecemos hoje. Apesar de ter sido idealizado pelo ex-candidato da presidente dos Estados Unidos Al Gore, que aparece em boa parte do longa-metragem, o documentário foi dirigido por Davis Guggenheim."

E domingo... passeata pela montanhas, com um grupo de pessoal daqui de Miskolc e 2 dos nossos jovens e uma amiga! Este passeio esteve muito bem!! Muito cansativo, muito frio, muito gelo e neve pelos caminhos, mas muito bonito!

No final da tarde voltámos para casa e depois as 4 voluntárias foram ver um bailado, apreciei bastante, era um grupo de 25 bailarinos e eram realmente muito bons!! Chamava-se "Bolero- Carmen".

Uma semana com muitas coisas... como quase todas as semanas! É assim que eu gosto!!! :)

Esta próxima semana temos uma reunião com os professores e com os jovens da AfterCare, para programar algumas actividades para os próximos 2 ou 3 meses. Vamos também ter a nossa primeira sessão sobre "Democracy", onde se vai falar sobre a política existente no país Hungria, relativamente a estrangeiros, leis, eleições, etc, etc... e Aurélio fará uma pequena apresentação de Holanda e Itália. Ainda esta semana vai chegar a outra voluntária da Austria!

E por agora é tudo... como tenho muitas fotos e bastante bonitas deste passeio pelas montanhas de Miskolc, vão para o post seguinte!

Bjokas grandes!!! ;)

E se não escrever mais até dia 11... não se esqueçam de ir votar!!! é que eu não posso, a embaixada portuguesa disse-me que os referendos não se podem votar no estrangeiro, apenas as eleições legislativas, presidenciais ou autarquicas! Estupidez, não!? Aguardo novidades... que sinceramente espero que sejam diferentes do ano 1998...

1 Comments:

Blogger  said...

Hello gajita!Bem a capoeira tá um pouco complicado...primeiro pq normalmente aproveiro smp os fds p ir a algum lado, ou seja, ficam logo os treinos reduzidos a metade (4), além de por vezes a prof n vir (às 2as) e serem os alunos a darem os treinos...e às vezes n tarem c muita vontade e decidirem fazer um treino livre (cada um por si), o que não me agrada muito... e claro pagar p isso..pufff... n sei, gosto qnd os treinos s fixes,gosto das rodas m assim é um pouco aborrecido...este mês tnh imensas coisas combinadas e creio que não vou, em março dps decido que fazer... mas tásse bem!!!:)
Bjokas grandes e bigada pela visita!

09 February, 2007 10:33  

Post a Comment

<< Home