Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Monday, February 19, 2007

Visitando Pécs e Carnaval em Mohács

Alô alô!!!
Cheguei hoje mesmo de Pécs, a 5ª cidade da Hungria! Saí de lá às 6h, por isso estou cansada e para além disso tenho que preparar a minha apresentação sobre Portugal para amanhã!!
Não tenho muito tempo, mas quero descrever de uma forma rápida estes meus últimos dias, e as fotos ficam para depois, quando me enviarem por email!
Tudo começou na 6ª feira que fomos para Budapeste, claro está começando logo numa aventura, em que o mentor de Marian, ficou sem carro no meio do caminho (morreu!!), o comboio suposto apanhar já era, mas chegámos por volta das 15h a Pécs (no comboio seguinte). Ainda deu para passear um pouco pela cidade, pareceu bastante animada, bastante eventos e locais culturais (o que não acontece em Miskolc), gostei bastante da cidade, do ambiente e também tivémos sorte porque os voluntários em Pécs também são super divertidos e passámos muito bem esses dias com eles.
Na 6ª à noite saímos todos juntos: Fabio de Itália, Emi da Turquia e Neli também da Turquia (foi na casa deles que ficámos estas 3 noites), Julien e a namorada- franceses que vivem em Nagyvaszony, também ficaram na mesma casa que nós. Alban, um outro francês, Lea uma outra francesa e Sofie uma alemã. Nessa primeira noite foi bares, passear pela cidade e alguns pubs e disco no final. Noite muito divertida!!
No sábado eu, Marian e Fabio fomos passear pela cidade, mas o que não esperávamos é que no sul oeste do país fizesse tanto frio!!! Mas visitámos a catedral, vimos a Universidade, a Sinagoga, uns jardins e as ruas e praças mais conhecidas da cidade.
Eu e Fabio com a catedral de fundo
Pelo final da tarde tinhamos combinado ir ao cinema com os restante voluntários- BABEL, foi o filme escolhido, sim o do mesmo realizador que Amor Perros e 21 gramas; muito bom filme mesmo e recomendo a todos que ainda não o tenham visto!!! DEpois do cinema fomos jantar a um restaurante (nem sempre nem nunca!!!)
Alban, Sophie, Lea e Marian- restaurante
e depois a um concerto de Reggae!!!! Um tributo ao Grande BOB!!!:) Era uma banda e sim senhora que boa banda!! Já sentia falta de um concertozito assim!!! Bom ambiente, boa música!!

No entanto domingo tivémo-nos que levantar cedo, porque era a grande festa do "Carnaval" de Mohács!! É uma festa muito típica desta pequena cidade a cerca de 100 kms de Pécs. Um enorme mercado em toda a cidade vendendo comida, bebida e todo o tipo de artesanato típico da zona, uma praça sempre com música folk húngara onde desde crianças a avós dançavam em rodas... excelente!! Chegámos às 11 da manhã, voltámos às 11 da noite!!! LIndo!!

Os jovens e homens da cidade vestem-se de "ovelhas" e com umas máscaras (máscaras típicas de Mohács) e fazem partidas às pessoas, depois no início da tarde vão todos num barco no rio da cidade e quando voltam fazem um desfile. No final da tarde fazem uma fogueira enorme no centro da praça central, onde se queima o Inverno! E dança-se à volta da fogueira!

Super giro!!

E foi assim!!:)

Dias muito bem passados, sem qualquer dúvida!!


Tenho pena de descrever estas coisas, assim de uma forma tão superficial, mas pode ser (e espero) que num outro dia que tenha mais tempo, fale um pouco melhor das coisas que vivo e sinto nesta tão grande experiência!


Bjokas grandes e bom Carnaval!! Sim, porque aqui amanhã será um dia normal!;)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home