Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Tuesday, March 20, 2007

Kraków e Auschwitz

Olá!!
E neste post descrevo mais uma das minhas viagens, desta vez à Polónia!
Tudo começou com uma viagem de 9 horas de Miskolc a Kraków: uma portuguesa, uma espanhola, uma austríaca e no mesmo vagão um polaco que estava a fazer erasmus na Hungria, um húngaro que ia à Polónia visitar a namorada que estava a fazer erasmus e um sueco que esteve a fazer uma vigem de 6 meses pela Ásia e que antes de voltar a casa, decidiu fazer umas pequenas viagens pela Europa! Logo na viagem, 6 nacionalidades, todos numa amena cavaqueira! Gosto de apreciar a maneira tão diferente de todos (de falar, de opiniões, etc) ao mesmo tempo que se tornam notórias as semelhanças: o interesse de viajar e a curiosidade por algo novo, uma abertura para as pessoas e para o Mundo! :)
Chegámos a Kraków por volta das 6 horas da manhã, fomos cambiar algum dinheiro e beber um café. Analisámos o mapa da cidade para saber a melhor maneira de chegar à casa de Bárbara. Pequena introdução de Bárbara: Hospitality Club- http://www.hospitalityclub.org// Uma óptima forma de não se gastar dinheiro em hostel, uma óptima forma de não se ser apenas um turista mais e conhecer pessoas desse país, cidade e sua cultura!
Chegámos à sua casa, onde viviam ao todo 5 pessoas, Bárbara fala inglês e espanhol, os restantes um pouco inglês... todos polacos! Uns estudantes, outros trabalhadores e Boa Gente!:)
Dia 15
Dia comprido, passeando e apreciando a cidade...
Muitas pessoas me diziam que era uma cidade precisosa, com um carácter único e específico... e não fiquei nada decepcionada, muito pelo contrário!
Cheia de monumentos, igrejas... tudo com uma arquitectura super bonita. E para além disso, as pessoas são bastante simpáticas, acolhedoras e quando vêem alguém a olhar para um mapa, com uma cara de desorientada perguntam logo se querem ajuda!!

S. Florian, que está em baixo.

Em cima, a igreja de S. Adalberto e em baixo a igreja Sta Maria. Ambas estão na praça central, juntamente com a torre da Câmara Municipal e com o edifício do mercado (Sukiennice) ... uma praça magnífica!

Em baixo, estamos no interior do mercado- Sukiennice

Eu e Marian com o teatro J. Slowacki.

Também andámos pelo bairro Judeu: Kazimierz.Pela noite, voltámos para casa, onde estivémos na conversa com os nossos hospitaleiros e mais uns amigos.

Dia 16
Este dia começou mais tarde e decidimos ir até ao bar da Universidade comer barato, mas coisas típicas!!

Comida: o típico Pierogi! Também comemos Krokiet z miesen e zapiekanka! :) Nomes giros, não são?lol

Depois fomos passear pelo bairro Nowa Huta, conhecido pelo típico bairro comunista. Um passeio tranquilo! Quando voltámos para o centro da cidade fomos beber um Piwo (cerveja) quente, tão típico polaco!

Depois voltámos para casa, onde estivémo a ver algumas fotografias de viagens que Bárbara tinha feito.
Dia 17
Fomos de mini-bus até Auschwitz, cerca de 60 kms de Kraków. Fomos num grupo com uma guia em inglês. Estivémos cerca de 2 horas no campo de concentração Auschwitz ( que também é um museu) e 1 hora em Birkenau (Auschwitz II). Sem qualquer dúvida é uma visita super interessante, bastante comovente e impressionante... No final da visita fomos para um auditório ver um filme sobre o holocausto.

Em cima e em baixo, em Auschwitz- museu.

As seguintes fotos são tirada em Birkenau (Auschwitz II), onde podemos ver as plataformas onde os comboios deixavam as pessoas e onde eram colocados em dois grupos: os que iam trabalhar e os que iriam ser imediatamente executados na camãra de gás. Também em baixo podemos ver os dormitórios e a "casa de banho".

DormitórioCasa de Banho

Dia 18
Último dia, fomos visitar o castelo! E passear pelo centro uma vez mais, desfrutando da beleza da cidade...
Castelo Wawel
Catedral Wawel
Vista da cidade pelo passeio por Wawel...

E estas últimas duas fotos... na última caminhada pelo final da tarde de domingo, antes de apanharmos o comboio de volta para Miskolc...