Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Wednesday, May 30, 2007

Ukraine


Olá!!
Então esta foi a nossa viagem à Ucrania, mais exactamente a L'viv!
Saímos de Budapest às 18h20 (supostamente... porque o comboio atrasou-se 1h30)na 6ª feira.
Fomos directamente a Zahony e depois Csop... onde o relógio foi adiantado 1 hora e apanhámos o comboio para L'vov. Foi apenas a partir de Janeiro de 2007 que é possível ir-se à Ucrânia sem visa, mas foi necessário preencher um papel à entrada do país e guardarmos um outro que é entregue quando se sai do país.

O nosso comboio, o nosso "quarto"- 3 camas! E as minhas companheiras de viagem: Alessandra (Itália) e Nini (Holanda).

Sentadas na praça central, à frente da Ópera esperando que algume nos oferecesse uma casa para dormir- Normalmente velhotas quando veêm jovens de mochilas perguntam se querem quartos... o que não aconteceu!
Depois de alguma espera e procura... Hotel L'viv, no centro da cidade, por 9 euros por noite...
Neste fantástico quarto!! Para 3 pessoas.




Após colocarmos as nossas coisas no quarto fomos visitar a cidade, ver os monumentos mais importante e subir à colina mais alta da cidade onde temos acessoa à vista panorâmica desta cidade.





Nessa noite saímos um pouco, onde nos deparámos com um ambiente super agradável nas ruas desta cidade... muita gente na rua, bebendo e conversando! Muitos turistas (essencialmente polacos, pela história- esta cidade durante muitos anos fez parte da Polónia), e inclusivé, neste cemitério acima, a mairoia dos soldados que estão aqui sepultados são polacos!
Nessa noite conhecemos algumas pessoas desta cidade, fomos a uma disco local... uma noite bastante divertida!

No dia seguinte encontrámo-nos com Betti, Wiola e a Helena (contactada pela CouchSurfing), que deu alojamento a Betti e Wiola. Nessa dia passeámos pelas ruas, visitámos a Universidade, casa do presidente quando vai a L'viv, alguns jardins, catedrais e igrejas.


Nesse dia, domingo fomos almoçar a um restaurante típico... muito bom mesmo! Comemos imenso e pagámos realmente muito pouco! Tudo super barato!!
1 euro= 6.7 hrynvias
Nesse dia na praça central houve uma apresentação de música folk, um grupo de crianças a dançarem e festival de bandas rock da cidade! :) Uma tarde animada!
As pessoas mostraram-se simpáticas, com excepção dos empregados das lojas! Por inúmeras vezes entrámos em lojas para comprar água e simplesmente diziam-nos que a loja se encontrava por 10 minutos fechada... explicação que nos davam: pequena limpeza, contagem do dinheiro da caixa, arrumações... dá para acreditar!? Mas isso também vejo acontecer um pouco por aqui pela Hungria... típico de um país que viveu durante muitos anos sob o regime Comunista!
Dediquei-me um pouco a tirar algumas fotos... às pessoas, ao "ambiente" das ruas...








No último dia, fizémos algumas pequenas compras, eu chocolates! :) Alessandra tabaco...
É apenas permitido 2 massos de tabaco... mas na fronteira havia muita gente stressada a tentar esconder as coisas a mais que levavam...
Mas ainda no comboio na Ucrania, conhecemos 3 jovens (2 rapazes e 1 rapariga), muito simpáticos mesmo!! :) Ofereceram-nos vinho e comida e eram estudantes de mestrado, tinham acabado à pouco tempo o curso de relações internacionais e iam para Budapest, para depois iram a Szeged, para uma conferência, sobre a possibilidade da Ucrânia fazer parte da Nato!Um deles era monitor da Universidade de Kiev, ela era jornalista.
Foi um fim de tarde muito bem passada no comboio, conversámos imenso sobre muita coisa! Eram pessoas interessantes e interessadas! Tentámso entender um pouco mais a tensa situação política do país deste momento, como também sobre a razão de Portugal ser uma boa escolha para a população Ucraniana emigrar.
E foi mais uma viagem e mais uma aventura!
Bjokas**

1 Comments:

Blogger  said...

Ah... e lá as pessoas não sabem o que é uma fila! Quando se está á espera de alguma coisa, é udo ao molho e fé em Deus! É atropelar tudo o que está na frente!!lol
E uma outra coisa é que se queremos um informação de um horário de comboio temos de pagar, se queremos informação do preço também temos de pagar! Pagámso na entrada da disco (normal), mas depois, para irmos á casa de banho, TEMOS DE PAGAR!!
:)
bjo**

30 May, 2007 18:45  

Post a Comment

<< Home