Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Monday, May 14, 2007

Então...mas que problemas com a associação??

Olá a todos!!!
E já estou eu aqui de volta a Miskolc, depois de mais um fim de semana fora, desta vez em Veszprem... mas ainda não tenho fotos!! por isso falo deste fim de semana no próximo post, que será em breve.
Algumas pessoas perguntaram-me que tipo de problemas tive com a associação onde estou a trabalhar (que comentei no post anterior) e como também me parece importante contar esse episódio... de seguida coloco o mail que recebi da Rota Jovem, a minha resposta e o mail seguinte da minha associação de envio. Creio que com isso, fica tudo explicado!
Bjokas!!
From: "Rota Jovem EVS"
To: "Joana Rodrigues"
Subject: Situação na organização de acolhimento
Date: Wed, 2 May 2007 12:44:49 +0100
"Cara Joana, como estás? Espero que estejas bem! Como está o projecto a correr? Eu sou a nova pessoa responsável pelo serviço voluntário europeu na Rota Jovem. E recebi um email da tua organização de acolhimento que levantava algumas dúvidas no que diz respeito à tua comunicação com a organização de acolhimento e à tua assiduidade.
Pelo que percebi ausentaste-te do país e da organização sem comunicares com antecedência, mais do que uma vez. Provavelmente é apenas uma questão de má comunicação. Mas gostaria que clarificasses as coisas connosco, mas principalmente com eles.
Como deves muito bem saber é de bom tom comunicar e acordar com a organização de acolhimento as ausências do local de voluntariado.Espero notícias tuas para poder clarificar a situação.
Saudações.
Ana Castanheira"
"Olá Ana!
Por aqui pela Hungria e principalmente por Miskolc está tudo bem!
Há algum tempo mandei um email a explicar um pouco a minha situação aqui, e mais ou menos as coisas mantêm-se: uma óptima experiência em todos os aspectos, com um pouco à excepção de trabalho. Explicando melhor: a descrição do projecto "Democracy Program" que está na database tem muito pouco a ver com o que podemos fazer realmente na prática. Mas estas coisas vão-se descobrindo aos poucos e poucos e os voluntários que aqui estão, vamos tentando sempre fazer algumas coisas interessantes para nós e para os nossos jovens. No entanto a barreira linguistica é o mais complicado de ultrapassar.
Mas, embora o trabalho em si não ser o que esperava, tudo o resto supera as minhas expectativas: conhecer muitas pessoas, conhecer uma nova cultura, encontros de voluntários em que trocamos experiências de todo o tipo, fazendo-me sentir a crescer um bocadinho cada dia... :) Sim, estou a adorar a experiência! E só tenho pena que só faltam 2 meses!
Sobre o mail da minha organização: O que acontece é que a líder do projecto é uma pessoa que leva as coisas de uma forma demasiado pessoal e nada profisional, ou seja, é a chefe da organização e está sempre á espera que todas as pessoas lhe vão pedir por favor, explicar tudo e etc etc... Até agora de forma geral os voluntários tiveram uma boa relação com ela, embora sempre com tradutor (ela não fala inglês- é a sua filha que escreve os emails). E de um pequeno esquecimento, decidiu criar uma autentica "guerra", provavelmente porque viu o seu estatuto de chefe ser ameaçado. Como tivémos sábado, domingo, segunda e terça feira de férias, os voluntários decidimos passar estes dias pela Servia e Bósnia (ao qual já tinha dado essa informação ao meu mentor), no entanto houve a oportunidade de fazer a viagem Miskolc- Budapest grátis porque um amigo tinha carro e decidimos ir com ele na 5ª à tarde (e não 6ª à tarde como era previsto). telefonei ao meu mentor, para que colocasse nesse 6ª feira um dos meus dias de férias, explicando o sucedido. Ele entendeu, mas não a líder do projecto, criando um alvoroço por esse motivo. É que nessa 6ª feira, ela tinha pensado fazer uma reunião (decidiu marcar essa reunião para 6ª feira, na 5ª à tarde), para supostamente preparar uma reunião ( de 2 de maio), que os voluntários iriam ter com as Mobilitas (Agencia Nacional da Hungria). As mobilitas vieram devido a alguns comentários de insatisfação num dos encontros de voluntários, sobre o nosso projecto. A líder do projecto estava bastante nervoso, com medo que a agência nacional decidisse fechar um dos projectos.
Não vejo, nem nehum dos voluntários mínima razão para a líder do projecto ter criado tão grande problema, nem para ter enviado este email para as nossas organizações de envio, ainda por cima antes de termos falado. Só o fizémos esta manhã. E sobre não ser a primeira vez que me ausentei do trabalho, pelo que percebi foi por não ter comparecido no dia 25 de Abril a uma visita guiada pela cidade (ao qual estou à 7 meses), no entanto anteriormente ficou estipulado que podemos gozar os nossos feriados do país de origem e por essa razão, utilizei essa dia para fazer uma reunião com o meu grupo de capoeira e organizar o workshop para os meus jovens para o próximo domingo.
Entendi que para as próximas vezes tenho que avisar e explicar onde estou, com quem estou, para onde vou, etc. Tenho a certeza que nos próximso 2 meses não vão ocorrer mais problemas, embora a meu ver, o que sucedeu não foi exactamente um problema, pelo menos dos voluntários.
Hoje tivémos uma reunião, supostamente para discutir o sucedido, infelizmente os voluntários não tiveram espaço para falar e apenas pudemos escutar a líder do projecto a fazer queixas do nosso suposto problema e do nosso comportamento. Claro que o ambiente entre líder do projecto e voluntários neste momento não é das melhores, mas é complicado ter uma boa relação neste momento que uma pessoa tão arrogante e pouco aberta pelo menos para tentar entender que pode existir uma outra versão.
Espero que este email venha a esclarecer, tenho a certeza que sim (nem que seja pela tão rigorosa descrição dos factos, como pela extensão deste email), o sucedidoi. Acredito que nos 2 meses que faltam as cosas irão acalmar, e peço desculpa se o email que a minha organização tenha levantado preocupações, mas tenho a certeza que as coisas vão-se acabando por resolver. Porque acredito que o email que eviaram para as nossas organizações de envio, tenha sido de certa forma uma ameaça, para que não haja próxima vez de não comunicarmos as coisas como a chefe quer. Tenho pena que em vez de tentarem falar directamente e abertamente conosco, tenham primerio enviado este email para a Rota Jovem, mas assim, também ficam a saber o que por aqui realmente passa.
E creio que é tudo por agora!
Obrigada pela preocupação, mas acredito que as coisas vão melhorar, e mesmo que não melhorem, não é um motivo para que não aproveite e disfrute ao máximo ( mas de uma forma responsável!) estes meus últimos 2 meses e SVE.
Beijinhos
Joana Rodrigues"
"Olá Joana,Muito obrigada pela tua pronta e detalhada resposta.Compreendo que a barreira da língua e o estilo profissional de uma pessoa possam ser difíceis.Compreendo o teu ponto de vista, e reconheço a apelo ao teu bom senso como um trunfo para gerires da melhor forma a relação com a chefe da organização de acolhimento.Continua a disfrutar da experiência.Se precisares de alguma coisa é só dizer.
Saudações arrotantes.
Ana Castanheira"

0 Comments:

Post a Comment

<< Home