Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Saturday, May 05, 2007

Sérvia e Bósnia

Olá a todos!
Este post estava dificil de sair... por diversas razões, nomeadamente uns problemas com a organização (mais especificamente com a chefe) e o cansaço não só da viagem mas também da semana de festa da Universidade de Miskolc (que quando cheguei já estava a decorrer e só saí uma noite) onde estive com um grupo de 6 portugueses (há quanto tempo!!!) , eram 4 amigos dos 2 erasmus, Diogo e Ricardo que aqui vivem.
Mas hoje decidi dedicar-me a isto e então aqui vai... preparem-se que este post vai ser bastante extenso!! :)
Dia 26 de Abril- Quinta feira
Eu, Marian e Betti fomos à tarde de Miskolc para Budapest, onde nos encontrámos com Sukkry e Rico em keleti (estação de comboio) pouco antes do nosso comboio partir com destino a Belgrado. Às 23h25 lá fomos nós para mais uma aventura! O bilhete Budapest- Belgrado/ Belgrado- Budapest custou 7644 Fls (cerca de 30 euros).

Dia 27 de Abril- Sexta-feira

Chegámos a Belgrado às 06h30 (estação de comboio é no centro da cidade). Segundo o planeado seria passar todo o dia na capital da Sérvia e apanhar o bus para a Bósnia, assim cambiámos mais alguns forints húngaros para dinares e comprámos o bilhete de autocarro para Mostar. O bus saía às 22h45 de Belgrado e chegava a Mostar às 09h30, o bilhete custou 1830 Din (cerca de 23 euros).
Após a compra do bilhete, de colocarmos as mochilas nos cacifos (90Din) e de bebermos um café (70 Din), partimos à descoberta de Belgrado. 1 euro= 80 Din
Belgrado é uma cidade enorme, com cerca de 2 milhões de habitantes, está situada entre o rio Danúbio e o rio Sava e possui vistas fantásticas, essencialmente quando se visita a Fortaleza da cidade (Beogradska Tvrdava) e Kalemegdan.
Passámos a manhã por essa zona e fomo-nos dirigindo para a parte mais central. Passeámos pela Knez Mihailova, Skadarlija, vimos o templo do Santo Sava, Terazije, Rua do Príncipe Mihajlo, Praça Nikola Pašić, Trg Republike, entre muitas outras coisas...
O que mais me impressionou nesta cidade foi a sua grande dimensão, as grandes avenidas (onde se mesclam edifícios clássicos com arquitectura moderna) e ao mesmo tempo a limpeza da cidade. Além disso é uma cidade com muitos e grandes espaços verdes.

É uma cidade cosmopolita, com os encantos de uma grande capital, muitas pessoas nas ruas, animações de rua, parece ser uma cidade bastante desenvolvida e moderna. Sinceramente não esperava encontrar uma cidade assim... e de vestígios de guerra, nada... apenas 2 grandes edifícios completamente destroçados (mas que se mantêm de pé), pelos bombardeamentos de 1999.

Com a chegada do final da tarde, decidimos caminhar um pouco pela parte nova da cidade (Novi Belgrado) e com o aproximar da hora, dirigimo-nos para a estação de bus. Apenas nesta zona se tem de pagar pela bagagem que se transporta nos autocarros- 90 Din pela mochila.

Dia 28 de Abril- Sábado
Chegámos a Mostar pela manhã e com a indicação de 2 locais possíveis onde poder passar a noite, no entanto uma senhora veio ter conosco à saida do autocarro e ofereceu-nos a sua casa, com 2 quartos (um deles com 3 camas e o outro com 2) pelo preço de 8 euros. Fomos ver a sua casa e aceitámos. Chama-se (...), muito perto da estação de bus e autocarro, a 8 minutos do centro da cidade.


Mostar é uma cidade rodeada de montanhas e atravessada pelo rio Neretva. Com aspecto de uma pequena vila, mas sendo a quinta cidade da Bósnia, foi um dos locais mais afectados pela guerra dos Balcãs. Neste momento já está bastante reconstruída, comparando com os anos anteriores e por essa razão já podemos encontrar casa sim (destroçada), casa não (reconstruida). Por vezes encontra-se no rés do chão uma perfumaria, ou um bar bastante moderno e nos restantes andares o prédio totalmente destroçado.


Em quase todos os prédios existem vestígios de balas, mas um dos grandes símbolos desta cidade é a Ponte Stari Most- era a ponte que separava os muçulmanos dos cristianos croatas que foi derrubada pelas milícias croatas, durante a guerra. 10 anos após o seu derrube foi construida com os mesmos materias e com as mesmas técnicas, tentando ao máximo reproduzir a anterior. Existe um grupo de jovens que saltam dessa ponte para o rio, é uma tradição de alguns anos.






Andámos pelo bairro Kujundzikuk, desfrutámos da enorme beleza desta cidade...
Vimos a igreja católica, a ortodoxa e as inúmeras mesquitas...
Comemos o famoso Burek- cevapi, pljeskavica e dzigerica!

Encontrámos a Pekara Dimel, uma padaria com uns bolos óptimos a 0.50 Km (1 euro= 2 Km), perto da nossa casa. Aqui em Mostar, como também em Sarajevo aceitam para qualquer tipo de compra Km, euros e dinheiro croata.


À noite sentamo-nos numa pequena esplanada, apreciando o ambiente tão acolhedor de Mostar e ao mesmo tempo, imaginando e sentindo a sua história... é um local de visita obrigatória! Ainda um outro dado interessante, durante a nossa visita pela cidade encontrámos inúmeros soldados que se mantém na cidade.

Dia 29 de Abril- Domingo
Acordámos e dirigimo-nos de imediato para a estação de comboio, com destino Sarajevo, o nosso comboio partiu às 07h53 (preço- 7 Km, com cartão de estudante, sem cartão seriam 10 Km). Chegámos a Sarajevo por volta das 10h.
Tal como anteriormente, já tinhamos uma ideia onde passar noite, no entanto uma senhora veio falar conosco e pareceu uma oferta interessante, o preço seria o mesmo que do hostel que havíamos pensado (10 euros) e assim fomos ver o hostel desta senhora. O Hostel em si estava bastante bem, em camaratas de 6 camas cada quarto. No entanto estava com mais pessoas e a senhora disse que 2 raparigas podiam ficar no quarto da sua casa. Eu e Marian aceitámos a proposta, nem poderíamos imaginar como seria...
Deixámos as malas no Hostel e fomos visitar a cidade.

Sarajevo é a capital e a maior cidade da Bósnia- Herzegovina. Em 1991 a população rondava os 900 mil habitantes, actualmente estima-se que sejam cerca de 300 mil. É uma cidade rica em história. Podemos encontrar vários vestígios do Império Otomano, podemos encontrar inúmeras mesquitas, a catedral, a igreja de santo António, a igreja servia ortodoxa, a ponte (sobre o rio Miljacka) onde Franz Ferdinand foi assassinado, acto esse que principiou a 1ª Grande Guerra Mundial.



Vimos o local e as instalações onde se realizaram os Jogos Olímpicos de Inverno.
Mas o que realmente me encantou foi perder-me pelas ruas estreitas do centro da cidade, o bairro Turco- Bascarsija e poder sentir a diversidade deste país, desta cidade. Sentir o cheiro do café típico Bósnio e dos Bureks...

Esta cidade vai-se recuperando do terror da guerra 1992/1995 em que morreram cerca de 10.000 cidadãos de Sarajevo, em que 1500 eram crianças...


Infelizmente vê-se muitas crianças, jovens, adultos e idosos pedindo dinheiro na rua...
Após o nosso primeiro dia em Sarajevo, cansados fomos dormir, eu e Marian tivémos a "fantástica sorte" de ficar na casa da senhora que nos ofereceu o hostel. Fomos de carro com ela e com o seu marido (taxista) para a sua casa que supostamente ficava perto do Hostel... bem, tudo isto para dizer que acabámos a dormir no sofá da sua sala! Noite com frio e acordámos às 7h quando a senhora decidiu preparar o café (disse-nos no dia anterior que nos iria acordar às 8h).
Pois bem, se esta senhora aparecer na estação de comboios, naõ vão com ela!!

Dia 30 de Abril- 2ª feira
Foi o nosso 2º dia em Sarajevo e decidimos visitar o Parque Nacional. Tivémos uns pequenos problemas no caminho, com os controladores da tranvia, mas tudo ficou resolvido rapidamente. Caminhámos imenso, fizémos os 3 kms até ao parque, desfrutámos desse local... ... e voltámos para fazer algumas pequena compras de recordação desta cidade. E beber o último café bósnio.
A nossa viagem seria de autocarro de Sarajevo até Belgrado, novamente. A estação de bus (atenção, existem 2!) é fora do centro da cidade e tivémos que apanhar o tram nr 103. O autocarro era às 22h e custou 28 Km (cerca de 14 euros).

Dia 1 de Maio- 3ª feira
Chegados a Belgrado, bebemos um café e decidimos mudar os planos. Inicialmente era para ficarmos um outro dia na capital sérvia e irmos no comboio nocturno para Budapest, no entanto devido a alguns telefonemas e importante (obrigatória)presença numa reunião às 8h30 do dia 2 de Maio, fomos no comboio das 8h e chegámos a Budapest por volta das 16h.

Já na capital húngara apanhámos novo comboio para Miskolc...
E de volta a casa!
Bjokas***

3 Comments:

Blogger Bruno Monteiro said...

olá amiga!
boa descricao dos balcas!
já tinha pena de ter perdido a hipotese de ir a mostar, e com o teu post ainda com mais pena fiquei... e saudades do BUREK!
beijocas!

09 May, 2007 12:20  
Blogger Unknown said...

Olá
Tudo bem? Pelo que vejo sim ...
Eu apresento-me já sem demoras, eu vou ser o voluntário que vai a seguir a ti para o mesmo projecto(tenho partida marcada para dia 7 de Agosto). Estou farto de me rir com a coincidência mas estava aqui na net a fazer uma pesquisa no google sobre MisKolc e acabei por vir parar ao teu blog. E como coincidências não existem vejo isto com um sinal do Destino. As tuas descrições são optimas e de grande ajuda e vieram assim quebrar os meus anseios e mistérios ... alguns ...
Bem de qq forma, bem hajas e pelo blog tb. Obrigado!
Espero um dia conhecer-te
Um beijo muito grande se me permites cheio de emoção, André Campos
P.S.: Deves ser uma Grande Portuguesa porque eles gostaram de nós ...

14 May, 2007 02:39  
Blogger hguio said...

olá
tens um Post mto engraçado
eu estive em missã neste pais em 04/05
adorei o país pois percuri todas as cidades e vilas. a minha base ficave em Doboj uma bonita cidade.
estava a pensar em voltar aí em visita, mas não sei que documentos são precisos.
um beijos
e felicidades

25 March, 2009 01:08  

Post a Comment

<< Home