Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Friday, June 22, 2007

Viagem pela Croácia



Olá a todos!!


Bem sei que já algum tempo não dou notícias... mas está muito calor, ando preguiçosa e claro, ando a aproveitar os últimos dias pelas terras húngaras!!
Neste post não tenho muito que dizer, as fotos falam por si!
Foi uma viagem onde vimos um pouco de muita coisa: cidades, ilhas, praias, parque nacional... conhecemos gente do país, conhecemos pessoas de imensa outra parte do mundo, encontrámos amigos nossos... foi demais...
Também houve tempo para momentos de tensão, que agora até é engraçado recordar, mas que no momento não teve piada nenhuma!
Então começando: a minha irmã veio passar uma semana a Budapest (não só à capital porque também fomos a Szentendre e ao lago Balaton), não tenho fotos... estou à espera que me enviem!
Mas então no dia 8 de Junho, Marian foi ter comigo a Budapest e dia 9 de manhã apanhámos o comboio para Zagreb.

Dia 9 de Junho
Eu, Marian e Anika (alemã!).
O comboio partiu às 8h da manhã e chegámos à capital croata por volta das 13h. Como no final da noite íamo para Dubrovnik em bus, dirigimo-nos para a estação de bus para comprar o bilhete e deixar as nossas malas. E fomos à descoberta...

Uma cidade bonita, com elegantes monumentos, um ambiente acolhedor, muitas pessoas nas ruas e esplanadas...

Fizémos um grande passeio pela cidade até começar a anoitecer.
Depois apanhámos o autocarro, destino: Dubrovnik.
Dia 10 de Junho

O dia começou bem cedo, acordei por volta das 5h da manhã, já com muita claridade, e deparei-me com uma fantástica vista do autocarro... SEm dúvida é uma viagem muito bonita, muita gente me tinha dito e realmente é bem verdade!
Quando chegámos à cidade, muita gente se dirigiu a nós para arrendar quartos. Encontrámos uma senhora que arrendava um apartamento para as 3, a 10 euros por pessoa. Deal! Claro que nos disse que era cerca de 15 minutos da cidade antiga... mas ao nosso rápido passo eram cerca de 30 minutos...
Depois de um duche fomos para a cidade, tinhamos na ideia de visitar uma ilha... Houve uma oferta de um cruzeiro a 3 ilhas, começava às 10h45 e voltávamos às 18h. Pareceu-nos interessante e o preço eram 170 Kunas (cerca de 24 euros). Aceitámos!
De barco de Dubrovnik, a Kolocep, depois Lopud e Sipan!




Foi um dia super agradável, mas sinceramente as ilhas e as praias não são assim nada de tão especial... pelo menos estas! Gostei muito e tornaria a fazer este passeio, mas já vi ilhas e praias mais bonitas!
No final do dia, depois de regressarmos, passeámos um pouco para apreciar a cidade, à minha hora favorita do dia! Dubrovnik é uma cidade mágica... aconselho a todos a passarem pelo menos um dia perdidos nas ruelas pequenas e passearem pelas muralhas da cidade! Isso sim, é mesmo lindo!!

Dia 11 de Junho

No dia anterior tinha recebido uma sms de uns amigos Erasmus de Miskolc, que também estavam a fazer uma viagem pelos Balcãs e neste dia estariam em Dubrovnik, como não tinhamos planos rígidos decidimos ficar pelo menos a manhã para beber um café com eles e saber quais seriam os seus planos... É que no nosso grupo de 3 raparigas existia um pequeno sintoma de incompatibilidade... Eu e Marian já estamos acostumadas a viajar juntas e mais ou menos partilhamos o mesmo estilo de viajantes, mas Anika era totalmente o nosso oposto e não havia uma unica coisa em que concordássemos!!! Desde a hora de levantar, onde comer, o que visitar, aonde ir...nada, nada!!! Por exemplo, Dubrovnik é realmente uma cidade muito bonita, mas existem demasiado turistas... o que se faz nessa situação? Tentar encontrar os locais menos turistas e comer nesses locais... pois ela não, queria comer no restaurante a meio da praça principal, que para além de ser um balurdio, era totalmente "guiry"! É aí que explicamos à moça que podemos-nos separar, que é na boa, e que dessa forma todos fazemos o que queremos e estamos bem! Pois .. mas não pode ser, porque a rapariga não quer estar nem por um momento sozinha!! Ou seja, em INUMERAS situações ela não queria fazer alguma coisa que nós as 2 queríamos ( caminhar por algum sitio não turistico, ir a alguma praia), mas também não queria ficar sózinha!!! Estão a imaginar a coisa, não? :s

Mas depois... com muita paciência (que toda a gente sabe que definitivamente não é o meu forte)... as coisas foram indo...mais ou menos bem! lol
Pois bem, então nesse momento estava a pensar o que fazer à minha vida, porque não queria ter as minhas férias estragadas...
Como disse anteriormente encontrámos o Ludo (Fr), Holter (Bel), Carolina (Pol) e Tobias (Pol) e passámo o dia com eles, na praia de Dubrovnik. Foi um dia relaxante.

Os seus planos eram ir para Montenegro, eu e Marian ficámos em dúvida, até que a alemã disse que se tinha esquecido do passaporte e que não podia... fiquei a pensar em ir...
Afinal decidimos apanhar o bus às 19h30 para Split, onde tinha um host à nossa espera, através da Hospitality Club. Chama-se Pasqal, uma pessoa super aberta, super prestável e um optimo conversador! Foi-nos buscar de carro à estação de bus por volta da meia noite, conversámos até às tantas e fomos dormir!

Dia 12 de Junho

Acordámos com um mega pequeno almoço que Pascal preparou! Explicou-nos um pouco a cidade e levou-nos de carro para uma pequena visita guiada. Depois deixou-nos e andámos a descobrir Split... também tem a zona antiga, dentro das muralhas, que me fascinou... um ambiente também muito agradavel...

À tarde Pasqal levou-nos a uma praia um pouco mais longe, menos turistica e muito mais bonita... pequena, onde ficámos até o sol desaparecer. Depois fomos para casa e as 3 hospedes decidiram fazer o jantar, o jantar de agradecimento!


Tinhamos decidido ficar mais uma noite e irmos no dia seguinte de manhã cedo, para apanhar o bus para o parque nacional que todos aconselhavam a visita.

Dia 13 de Junho

Lá fomos nós, às 7h30 apanhar o autocarro. Por volta das 13h estávamos em Plitvicka! vale mesmo a pena!!!
Pagámos preço de estudante (55 kunas) para o maior percurso: 5 horas!
O início, um pequeno bus levou-nos até ao lago principal, aí caminhámos cerca de 3 horas... Mas é uma coisa super bonita!! Cascatas e um grande lago, depois mais cascatas e mais um grande lago, parece interminável...
Após essa grande caminhada, apanhámos o barco, cerca de 30m... magnífica vista!! Tão tranquilo... e relaxante...


Depois mais cerca de 1 horita caminhando... e umas grutas... e um panorama excepcional!



No final da visita, completamente exaustas, apanhámos o bus para Zagreb.
Chegadas a Zagreb, assistimos a um concerto de jazz na rua e esperámos pelo nosso comboio para Budapest, às 5 horas da manhã.


Dia 14 de Junho

Chegadas a Budapest... comboio até Miskolc...
Chegadas e Miskolc... descansar... porque no dia seguinte cerca de 20 voluntários de todo o país chegam a Miskolc para a minha festa de despedida e de Wiola... isto é sempre sem parar!!!!
;)
Bjokas grandes a todos!!
Quando tiver mais tempo, já vem o próximo post deste fim de semana que passou!!;)
***

4 Comments:

Blogger Sesi said...

Hola guapaa!! com estàs?
ohh, q ahir vaig marxar de la conversa i al final no vaig poder quedar-me a parlar amb vosaltres dues.. que bé anar sabent de tu per a quí! unes fotos fantástiques i mil aventures de enveja!!! com vaig llegir, tornes aviat, i aviat et tindre per a qui per Bcn!! sisplau truca'm quan estiguis per a qui i ens marquem una tarda posant-nos al dia de la vida,eh?? que tinc ganes de veure't, ja que no t'he pogut anar a veure allà...
:(
Bueno, aprofita molt del temps que et queda. i a veure si parlem aviat. Un petonàss!!

23 June, 2007 13:33  
Anonymous Anonymous said...

A Croácia vale mesmo a pena conhecer.. e o parque natural de Plitvice Jezera é lindo!! :D

21 July, 2008 23:48  
Blogger Unknown said...

oie, estou indo p croacia, fazer estagio por 1 mes. tens email? quero mais informaçoes.
o meu eh juu.fernandez@hotmail.com

18 February, 2010 23:38  
Anonymous Anonymous said...

Olá, adorava conhecer a Croácia. Para isso agradecia que me enviasses o teu mail para te pedir alguns conselhos acerca do país. Obrigado e bom ano,
José jcd2007@gmail.com

02 January, 2011 17:50  

Post a Comment

<< Home