Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Friday, January 05, 2007

Coisas boas... e coisas que espero sejam boas mais tarde

Boa noite!
Estava na cama a tentar adormecer porque amanhã quero levantar-me cedo, mas o sono não chega... já tentei ler, mas o livro de Saramago está interessante e por isso também não me cansa. Assim, decidi escrever algumas coisas que tenho andado a pensar nos últimos tempos e que por vezes algumas pessoas me perguntam...
O que sinto que já ganhei no sentido de aprender, ao estar aqui na Hungria, durante estes 3 meses.
Vou tentar enumerar algumas coisas, embora não por ordem de importância, mas à medida que me vou recordando.
1- O meu inglês está cada dia melhor, não só eu o noto, como também as pessoas que me rodeiam, o que me deixa bastante alegre.
2- Sinto que posso ir para qualquer parte do mundo e que me posso fazer entender e entender os outros, pelo menos para coisas básicas, há sempre uma ou mais maneiras de nos fazermos compreender! (e se me posso fazer entender em Miskolc... então...)
3- Ainda relacionado com o ponto anterior, sinto que a minha leitura de pequenos movimentos corporais, expressões faciais, etc etc etc está cada dia melhor, até mesmo pormenores insignificantes que pode ser até outrora me tinham passado um pouco despercebidos...
4- Embora já tenha estado um ano e meio a viver num outro país, agora sinto que estou realmente a viver e a conhecer pessoas e culturas diferentes. Porque apesar de Espanha (mais exactamente Catalunya) ser um país tão diferente do nosso, é cultura latina e agora entendo a verdadeira razão dos portugueses, espanhóis e italianos se darem tão bem. Tendo por essa razão, neste momento a possibilidade de viver uma cultura "nórdica" (pelos hábitos e costumes deste país, como também pelas pessoas que me rodeiam).
5- Ter a possibilidade de conhecer pessoas tão diferentes de mim, com experiências de vida tão distintas, fazendo-me cada vez entender melhor que cada comportamento, cada atitude tem sempre uma explicação/razão e que as pessoas que criticam (as coisas, as pessoas, os comportamentos que são diferentes do que estão habituados, apenas por ser diferente) apenas só não sabem o que é a diferença (porque infelizmente não tiveram oportunidades de conhecerem coisas diferentes) ou não sabem respeitar a diferença. Mas para não haver chatices, coloquemos todos esses "críticos" no 1º grupo...
6- Ter a possibilidade de viajar, de conhecer sítios diferentes, pessoas diferentes e aprender...
Agora as coisas que poderiam ser melhores...
1- O trabalho em si, embora acredite que os 3 primeiros meses são os mais difíceis pela integração no país, no idioma, na cultura, no criar relações com os rapazes... Espero e acredito que as coisas em relação a este aspecto irão mudar ainda este mês.
2- uffffffffffffffff... o idioma!!!... no more comments...
3- Sinto, que embora os voluntários (os 6 que vivem aqui no Uni-Hotel comigo incluida) sejam bastante unidos e passem bastante tempo juntos, trabalhando, saindo, convivendo, etc, etc; não têm uma relação muito aberta nem muito próxima... Mas talvez seja eu, uma portuguesa dizendo isso, e que claro, por exemplo para um dinamarques não faz muito sentido o que posso estar a dizer... Mas recordo que em 3 meses em Barcelona já sentia que tinha muito boas relações com algumas pessoas que já considerava amigos! o que aqui, embora sinta alguma coisa próxima, não é nada de semelhante com as relações criadas em Erasmus, não sinto aqui que as pessoas gostem de se abriar para falar delas próprias!
4- Talvez por estar numa pequena cidade (sim eu sei que é a 3ª, mas é pequena! demasiado pequena), me sinta por vezes um pouco aborrecida, embora acabe sempre por encontrar coisas por fazer... o problema para mim, é não ter muito por onde escolher! (é o problema de estar habituada a grandes cidades!)
As coisas que de certa forma sinto uma ligeira, pequenina saudade... :p
1- Do Mar!!!!
2- Do calor!! (Por favor, não me venham com histórias que em Portugal faz frio!!!)
3- Do sol
4- Das pessoas a falarem alto no metro e autocarro (para não ser a única, lol)
5- Do barulho de fundo ( risos, gargalhadas), com gente nas ruas, do bairro que nunca dorme...
6- De uma bejeca com tremoços na "minha" praia, ou no Noobai!
7- E claro das pessoas (que é óbvio, não vou escrever os nomes porque simplesmente sabem quem são...), com quem disfruto estes e outros pequenos prazeres da vida que por vezes só se sentem que são tao bons quando recordamos com nostalgia quando se está longe!
8- de tu...
:)
Beijinhos!!! vou dormir...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home