Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Friday, October 06, 2006

Os primeiros dias pela Hungria

Olá pessoal!!
Tava complicado ter internet, mas finalmente "the computer guy" já tratou de tudo! :)
Então aqui vai desde o início:

Dia 1 de Outubro
A minha saída de Portugal foi bastante atribulada, logo para começar! Cheguei ao aeroporto para fazer o check-in, com cerca de uma hora e meia, para não ne sentir sobre pressão, mas essa hora e meia passou sem eu conseguir fazer o check-in, porque a Tap resolveu colocar apenas uma fila para todos os voos que iam para a Europa..tava um caos! Até que o consegui fazer, já a pensar em que me iriam obrigar a tirar alguma coisa, porque sabia que levava mais do que os 20 kgs permitidos...a mulher bem me perguntou o que é que eu queria fazer com os 5 kgs a mais, mas lá fechou os olhos... :) Como estava mesmo super atrasada e já a imaginar a ver o avião no ar sem mim... na detecção de metais decidiram obrigar-me a tirar as botas... e lá perdi eu mais uns quantos minutos...finalmente apanhei o avião, com a bagagem de mão sem ter sido pesada, para meu grande alívio (tinha à vontade mais de 15Kgs) sem contar com os 3 casacos de inverno que levava na mão.
Passando a viagem que não tem nada de especial, a minha chegada foi muito boa! Encontrei imensos pequenos papéis com nomes de pessoas e andei lá procura de um pequeno papel com o meu nome, até que dou de caras com uma enorme bandeira, a dizer "Benvinda Joana" e com a bandeira de Portugal e da Hungria! Estavam os voluntários e alguns membros da Fundação, tal como alguns jovens com quem os voluntários trabalham.
Claro que foi tudo muito estranho, mas levaram um garrafa de um vinho típico para brindar...foi tão querido!!!:)
O caminho foi numa carrinha de 12 lugares e a viagem de Budapeste até Miskolc é de cerca de 3h, mas como fizemos uma pequena paragem demorámos um pouco mais e já chegámos um pouco tarde a "casa". Nesse mesmo dia ainda tive tempo para conhecer o meu "mentor", o Gàbor. Ele é super divertido e parece realmente uma boa pessoa... um dia destes falo melhor sobre as pessoas, porque ainda não tive muitas ocasiões para as conhecer bem...
Nessa noite tive com os restantes voluntários na residência, que para além de ser bem mais pequena do que parece ser no site, não deixam ter convidados a partir das 11h da noite até às 7h da manhã. Também fiquei a saber que vou dividir o meu quarto com uma rapariga de erasmus de Montenegro.

Dia 2 de Outubro
Às 10h da manhã fui com o Gàbor ao centro de Miskolc, para me comprar o cartão húngaro para o telemóvel e o cartão para utilizar no telefone do meu quarto, também deu para conhecer um pouco algumas coisas da cidade. E foi nessa manhã que recebi o meu pocket money (33.441 Florins, que mais ou menos são 120 euros). À tarde voltei ao cento da cidade, com o Morten, para comprar alguma comida e um dicionário, acabei por comprar húngaro-inglês/inglês-húngaro, assim também exercito mais o meu inglês (mas a principal razão foi porque não havia um dicionários duplo em português) Nessa noite, Aurelio chegou e o grupo dos voluntários ficou completo.
Então o grupo é composto: Emillie (França), Wiola (Polónia), Morten (Dinamarca), Peter e Aurelio (Holanda) e eu! :)

Dia 3 de Outubro
O dia começou bem cedo, às 9h da manhã, o Gàbor veio-me buscar a mim e ao Aurélio, visto ser ele o mentor do nosso programa. Fomos com ele até ao Centro (Fundação) para uma pequena reunião com ele e com a Adrienne (ela não fala inglês- como quase todas as pessoas aqui-, por isso ele era o nosso tradutor). Nessa reunião foram explicadas as nossas principais funções e introduziram-nos um pouco na Fundação. Isso também explicarei mais tarde. Nesse dia deram-me o dinheiro para a comida (28.000 Florins- cerca de 100 euros). À tarde fomos comprar os cartões para o recém voluntário e fomos tirar fotografias para os passes de autocarro. Tive a sensação que se não fosse o Gàbor a tratar dessa coisas eu nunca me conseguiria fazer entender, porque realmente ninguém fala inglês!!! Nesse dia tivémos um jantar num restaurante, com alguns elementos da Fundação e foi divertido... a comida era boa, mas eles comem imensa carne e imensas coisas picantes!! Depois do jantar alguns de nós fomos a um barzito e depois voltámos para a residência e depois para uma festa que havia aqui perto da universidade.
Dia 4 de Outubro
Como tivémos na festa até tarde (não muito tarde porque aqui todos jantam super cedo e por isso as festas começam também bastante cedo...) e por isso este dia começou ligeiramente mais tarde. Ficou combinado que eu e o Aurélio íamos dar uma passeata por Miskolc, com o Morten e o Peter que nos iriam fazer de guias!! Foi giro, fomos a um parque (MiskolcTapolca), onde comemos uma coisa típica daqui (alguma coisa como uma filhós grande e mais fina com queijo por cima- Lacos), depois fomos a uma Torre ver a paisagem da cidade (Avas). Depois fomos até ao castelo (Diósgyor). Por fim, ainda demos uma volta pelo centro da cidade e vimos o relógio de flores (Szent István tér). Foi um dia cansativo, mas foi um dia bem passado!:) Tou a curtir bastante o pessoal e gosto da cidade de Miskolc!
Dia 5 de Outubro
A manhã deste dia foi à espera do "computer guy" e não foi a primeira vez que me deixou plantada à espera que me viesse instalar a internet... e às 14h fui para a minha primeira aula de húngaro...ui!! para ser sincera saí de lá um pouco deprimida, porque não sei se serei capaz de fazer uns sons muito esquisitos que eles utilizam...lol. Depois da aula fui com mais alguns voluntários que também vão trabalhar com os jovens, para uma pequena apresentação e conhecer alguns desses jovens que vivem lá, claro que essa apresentação teve direito a bolinhos de chocolate e tudo!!:)
Dia 6 de Outubro
Como no dia anterior não chegámos a conhecer todos os jovens do Aftercare Home, ficou combinado que por volta das 9h30 de hoje estaríamos lá para conhecer os restantes. Para além disso um dos "cuidadores" dos jovens levou-nos a dar uma volta pela cidade e fomos visitar e conhecer outras instituições socias, que mais ou menos parecem funcionar como a Santa Casa da Misericórdia e a Casa Pia, alguma coisa assim do género. Depois ainda fomos até Lillafured, que é um sítio realmente muito bonito e tranquilo, com um lago e uma cascata...uma imagem muito relaxante... depois ponho fotos!! Mas esse senhor que agora não me lembro do nome (depois escrevo- espero que a minha dificuldade para memorizar nomes estranhos diminua...), foi super simpático ao levar-nos a conhecer sítios, ele falava muito mal inglês, mas era realmente muito amável!
Este foi o primeiro post e queria explicar um pouco o que tenho andado a fazer. Esta noite devo ir ao cinema (tentar encontrar um filme que seja legendado em húngaro e não dobrado). Amanhã vou a Tokaj, ao festival do vinho, com os restantes voluntários, alguns membros da Fundação e alguns jovens. No dia seguinte acho que vou fazer uma caminhada pela montanhas. Depois conto coisas e mostro fotos!
Bjokas grandes***

0 Comments:

Post a Comment

<< Home