Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Saturday, December 16, 2006

Passeio por Gyor e Viena

Olá olá!!
E uma outra vez, descrevo as minhas passeatas por terras húngaras e pelos seus países vizinhos!
Desta vez, fui com a minha instituição (directores e com os meus rapazes).
Dia 12
Apanhámos o comboio de Miskolc para Budapeste às 5h30 da manhã!!! Depois esperámos 40 minutos para a mudança de comboio e lá fomos nós para Gyor.



Quando chegámos fomos para a residência universitária colocar as nosas bagagens e conversar sobre o plano destes dias.



Em cima, da direita para a esquerda: Attila, Tomi e Istvan. Em baixo: Istavan e Latsi.

Nesse momento também (eu e Aurelio) démos início ao nosso jogo "Killers".

Da direita para a esquerda: de vermelho Latsi, eu, Latsi, Morten e Miki (nick name de Miclus)


Depois desse momento, dirigimo-nos para o restaurante para almoçar.


Após o almoço tivémos free time, porque alguns jovens queriam ir aos banhos termais e dessa forma, eu, Aurélio e Morten aproveitámos para visitar a cidade.
Győr é a capital do condado de Gyor-Moson-Sopron e a sexta maior cidade do país, está localizada na movimentada estrada que liga Budapeste a Viena.


Nesta altura do Natal, imensas barraquinhas pelo centro da cidade a venderem comida e bebida típica, como também algum artesanato... Nós deliciámo-nos com Forrolt Bor!!! (vinho quente!)


Gyor


Depois foi o jantar, no mesmo restaurante que reservámos para estes dias e de seguida fomos para um bar, que tem 4 mesas de matraquilhos... tentámos fazer um campeonato, mas como era uma terça feira e estava cheio de estudantes, não foi possível... mas jogámos e divertimo-nos!


Aurelio a jogar com Joseph e eu a festejar a vitória com Gabi.


Antes dos matrecos os voluntários tiveram a trabalhar!!!


A fazer sandes para o dia seguinte, que iríamos para Viena.



Dia 13

Às 7h30 da manhã já nos esperava um mini-bus, com a guia turística para a nossa visita a Viena. Falou imenso pelo caminho, explicou muitíssima coisa... Imagino que interessante... mas a sua voz, no idioma que ainda desconheço (que não digo por completo, porque conheço cerca de 15 palavras), fizeram uma bela "música" de embalar...



Chegados a Viena, vimos a casa construída por Hundertwasser e visitámos umas galerias de venda de souveniers.



Eu e Csabi, eu e Joseph e Latsi, e Tomi.














Depois fomos para o centro da cidade... passear pelas ruas principais da capital austríaca e ver os seus grandiosos edifícios e monumentos!




Uma foto de grupo, da esquerda para a direita: Gabi, Bianca e eu, atrás o director do centro com o gorro: Csami Baci; um professor: Bondi baci; Morten, Csabi, Latsi, Istvan, Tomi, Latsi, Aurelio, Joseph (atrás que mal se vê é o Attila) e Miki.















Eu com Tomi, eu com Morten e Bianca (a filha mais nova de Adrienne) e o grupo pelas ruas da cidade.


Mais uma foto de grupo, da esquerda para a direita: Miki, Latsi, Bianca (e atrás Latsi), Joseph, Tomi, (atrás Csabi), Pati (a filha mais velha de Adrienne), eu, Morten e Aurélio.


No final da tarde, voltámos para Gyor para jantar e dormir.

Dia 14
Começou ligeiramente mais tarde, apenas tivémos que deixar os quartos às 9h e depois fomos tomar o pequenos almoço ao "nosso" restaurante.
Apanhámos novamente o comboio para Budapeste e depois para Miskolc, onde chegámos por volta das 17 horas.
...
Essencialmente nestes dias (embora me tenha agradado bastante conhecer mais uma cidade húngara e conhecer um pouco mais esta cultura, como também rever algumas coisas que me recordava da Austria) o que para mim foi mais importante, foi o mais contacto e proximidade com os meus rapazes! Estive mais tempo, com os que já tenho alguma proximidade, mas iniciei uma relação com alguns que ainda não tinha tido a oportunidade de conversar. Esta interação foi mais fácil porque a Paty (a filha mais velha da Adrienne, que foi a nossa tradutora) ajudou-nos imenso e por isso consegui mesmo ter algums conversas bastante interessantes com alguns dos rapazes.
...
Um outro aspecto, que não foi negativo, mas acredito que se tivesse sido de outra forma, as coisas teriam sido ligeiramente melhores, foi a organização... Em alguns momentos tentámos dar algumas sugestões, mas é muito difícil modificar coisas que já estão tão enraizadas!! Quando chegávamos a alguma local, podíamos ver alguma coisa juntos, mas depois davam-nos sempre bastante tempo livre para cada um fazer o que queria... tentámos algumas actividades (tipo caça ao tesouro pela cidade), mas o desinteresse foi quer dos rapazes (que de certa forma podemos comprrender), mas também um pouco da organização... que não está habituada a estimular os jovens para coisas novas e mais dinâmicas (porque nem eles próprios lhes agrada muito essa estimulação). Bem, isto foi só um desabafo, porque vejo que as coisas poderiam ser bastante diferentes!
Mas de uma forma geral as coisas correram muito bem, senti-me bastante bem e apreciei imenso estes 3 dias!


Bjokas grandes e vou dando notícias!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home