Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Monday, October 16, 2006

Apresentação de Miskolc... e sem notícias de Montenegro

Sziasztok!!!!!! (Olá a várias pessoas!!!!)
No post anterior coloquei algumas fotos, mas nenhuma de Miskolc, por isso as fotos de hoje são desta cidade onde vou viver os próximos tempos... É uma cidade pacata, não muito grande, mas o suficiente para nunca saber onde estou (mas também diga-se de passagem que não é preciso muito...), mas a orientação vem com o tempo! É verdade que estou longe de me sentir inserida nesta cultura, muito devido à barreira linguística... mas este sábado fomos sair, fomos a um barzito muito interessante, assim meio escondido e com três salas, uma delas para bandas amadoras tocarem, muito interessante mesmo! Encontrámos ppl que Emillie tinha conhecido esta semana que por sua vez estavam com outras pessoas... já sabem como estas coisas são, passámos a noite na conversa com imensa gente e alguns húngaros (que falam fluentemente o inglês). O bar fechou cedo e acabámos por ir para a casa de um espanhol que é professor de história, que morava perto do bar (esta noite fez-me lembrar as peripécias em Barcelona...:)) Já para não contar as 3 vezes que apanhámos o bus para voltar para casa, dos quais os 2 primeiros nos levaram para locais bastante longe do nosso destino....


A cidade é bonita, tem muitas árvores, muitos jardins, à volta da cidade é tudo verde e agora com o Outono encontramos cores muito bonitas nas árvores. Para dizer verdade era bom que esta temperatura se mantivesse... embora as noite já cheguem aos 5 graus, nem posso imaginar o que será de mim aos -20 graus!! Não só pela razão do clima, mas por toda esta cultura (de ser um país não do sul de Europa, como Portugal, Espanha, Itália), as pessoas não passam muito tempo nas ruas... as lojas fecham às 6h e a partir daí não se vê ninguém nas ruas... Sim, já pensei algumas vezes... "Ai, como estará o meu Bairro Alto!!!"
Esta semana continuei sozinha no quarto (que chatice!!!), ninguém sabe quando a rapariga de Montenegro chega, se é que realmente chega... mas entretanto vou disfrutando do meu quarto só para mim!
Esta semana o meu trabalho foi com as jovens do AfterCare Home (das raparigas)! Tive lá 4 dias e foram bastante interessantes, embora tenha passado por alguns momentos de desconforto por sentir um silêncio demasiado pesado... Mas ao fim de contas essa sensação também faz parte dos momentos iniciais! Houve um dia da semana que fizemos todos juntos um tiramissú (ideia do Aurélio) e conversámos bastante sobre as expectativas que tinham relativas ao trabalho dos voluntários e ficámos a conhecer um pouco melhor não só o dia a dia desta jovens como também o que mais necessitam. Elas um quotidiano bastante bem organizado, a maioria estuda na secundária ou na faculdade e também algumas trabalham. As raparigas com quem criámos uma maior proximidade, são as que estudam de manhã e têm a tarde livre. Normalmente fazem limpezas e estudam à tarde. A casa tinha uma verdadeiro ambiente de lar, sendo bastante fácil sentirmo-nos bem com elas. Nessa casa também vivem 2 crianças de 2 anos, que são filhas de 2 jovens. Pareceram jovens bastante interessadas e motivadas para terem uma vida estimulante, não apáticas como parecem ser os rapazes do Aftercare Home... Estas jovens mostraram-se interessadas em aprender mais o inglês com os voluntários e a ensinarem aguma coisa de húngaro! :) Acabaram por nos convidar ( a mim e ao Aurélio) para irmos com elas no sábado a Lillafured, no comboio que atravessa a floresta! Foi super giro! Passeámos imenso e rimos imenso! São realmente umas jovens muito meigas e afectuosas. Claro que tenho de frizar que não falámos apenas por mímica, normalmente existe sempre alguém que fala inglês ou alemão e que pode traduzir mais ou menos o que as raparigas dizem ou o que nós queremos dizer...

Pois bem, esta foi a minha semana... esta foto estamos os 6 voluntários, não se vê bem, mas acho uma foto engraçada. Wiola, eu, Peter, Emillie, Morten e Aurelio (da esquerda para a direita). Agora vou a uma reunião (todas as 2ªs), para falarmos sobre a nossa semana anterior, sobre alguns problemas, sobre as nossas expectativas e preparação para a próxima semana.

Bjokas grandes!

1 Comments:

Blogger  said...

pois bem, continuo c alguns problemas p colocar as fotos, mas dei conta que se as ponho primeiro e dps escrevo é mais fácil...ou seja, consigo!!lol...mas continuo sem saber cmo mandar msg ao ppl por cada post novo q ponho...mas estas descobertas vão c calma...tb n posso dizer q gasto mto tempo nisto...:)
mas obrigadão pela ajuda!!!bjokas!!

17 October, 2006 18:41  

Post a Comment

<< Home