Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Monday, October 09, 2006

E passado uma semana...

Jó napot!! :)
Pois é, já faz uma semana que estou aqui... Por um lado parece muito mais tempo, porque num dia fazemos tanta coisa, mas por outro lado ainda não estou de todo (muito longe de tal) inserida neste contexto tão diferente (trabalho, língua, dinheiro, orientação...). Posso mesmo dizer que ainda ando às aranhas!!
Mas antes de começar a explicar o que quer que seja, o meu nr de telemóvel é o 0036202540486 e o meu número de telefone do meu quarto é o 003646311996. O meu quarto é no 5º andar (nr 522) e continuo a ter todo o quarto para mim, visto a rapariga de Montenegro ainda não ter chegado.
A Fundação para que vou trabalhar, como já disse num post anterior é a Csészike Alapitvány e divide-se num Centro onde estão crianças até aos 18 anos, crianças essas que foram abandonadas pelos pais, foram retiradas à familias por negligência ou incapacidade económica, morte dos pais e não têm mais família, etc. Assim, nesse Centro essas crianças vivem e são apoiadas até fazerem 18 anos. Aos 18 anos vão para uma casa "AfterCare Home", onde recebem uma mesada e são incentivadas a continuarem a estudar ou a trabalharem, para se tornarem pessoas independentes e inseridas na sociedade. Existem duas casas para os mais de 18 anos, uma para rapazes e outra para raparigas. Quando os jovens fazem 25 anos têm de abandonar essa casa (supostamente com alguma antecedência já encontraram um emprego e uma casa). O meu trabalho aqui em Miskolc vai ser estar na Aftercare Home dos 12 rapazes e ajudá-los em trabalhos de casa da escola, apoiá-los em algum problema que possam ter e tentar motivá-los um pouco para vida, fazendo com eles actividades e partilhar de alguma forma as minhas experiências... Agora inicialmente vai ser bastante complicado chegar até eles, primeiro que tudo, a língua, porque como já disse anteriormente ninguém fala inglês e depois porque também me parecem um pouco fechados e tímidos, durante todo o tempo viveram juntos e devem ser bastante unidos... espero não me sentir como uma intrusa... Mas ao mesmo tempo sei que este tipo de jovens são bastante carentes e quando virem que realmente os voluntários que estão aqui são para estar com eles e que realmente queremos ajudar, acho que tudo se vai tornar mais fácil- continuando apenas com o obstáculo do idioma. Mas como a comunicação é feita de diversas formas e apenas uma parte é através da linguagem verbal, vou tentar investir nas outras diferentes formas de comunicação.
Estou bastante motivada e tenho algumas ideias de actividades que podemos desenvolver com estes jovens e acredito realmente que podemos fazer um bom trabalho, mas claro, inicialmente: MUITA PACIÊNCIA.
Relativamente às pessoas da Fundação, são bastante prestáveis e mostram-se bastante preocupadas como os voluntários, pelo menos é o que sinto, embora saiba que existem alguns pequenos problemas com o outro projecto, relativamente à comida (ou ao suposto dinheiro para a comida...). Mas parecem ser boas pessoas!
Quanto aos voluntários, parece-me que estamos no bom caminho...claro que numa semana não posso dizer muito, mas dei uma ideia para fazermos uma actividade 2 vezes por mês, que pode ser bom para a partilha de pensamentos e emoções, e visto passarmos muito tempo juntos, creio que é importante trabalharmos o aspecto da nossa comunicação, cooperação, etc.
Bem, relativamente a este fim de semana, é verdade que na 6ª feira fui ao cinema e dos 8 filmes que passavam, apenas podemos escolher entre 2, visto apenas serem esses em inglês e legendados (e não dobrados como os outros 6). Vi "The devil wears Prada", nada de especial...No dia seguinte, sábado fomos de manhã para Tokaj, uma cidade perto de Miskolc, a cerca de 30 minutos, era o festival do vinho, passeámos pela cidade e depois fomos almoçar a uma adega, onde tivemos que experimentar 6 vinhos diferentes!! :) E escutámos um pouco de alguma história sobre estes vinhos e a sua produção. Ao voltarmos para Miskolc, fomos para um festival de Rock, no RockWell Klub, foi fixe!!! Curti bué uma banda de ska que se chamava Tcstiegyenleyska, ou qualquer coisa assim parecida.
Hoje tivemos uma reunião com todos os voluntários, os nossos mentores e a direcção da Fundação para conversar sobre esta próxima semana e sobre algumas pequenas insatisfações de alguns voluntários, no entanto e o importante, chegou-se a um acordo (sobre o dinheiro para a comida do outro programa).
Bem e de resto não tenho nada mais para acrescentar por agora, a professora de húngaro hoje faltou e esta semana vou 3 dias para a AfterCare Home das raparigas.
Em breve ponho aqui as fotos desta primeira semana!!!
Bjokas grandes!!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Jó estét!

Pelos vistos o período de aclimatação está a ser super rápido, ou não fosses tu a adaptação em pessoa (e talvez o sr "Bor" a ajudar)!

Fico à espera, ansiosamente, dessas fotos!

Gostava muito de ser avisada automaticamente dos novos posts como acontece em outros blogs... É possível, Dra Joana?

E skype pra falares com o pessoal, já tens?

Viszontlátásra!!

10 October, 2006 16:11  

Post a Comment

<< Home