Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Wednesday, October 18, 2006

Plano de trabalho para o mês e divulgação do SVE

Sziasztok!
Como expliquei no post anterior, esta 2ª feira tive uma reunião com a boss do meu projecto e com o meu mentor. Senti-me satisfeita com a conversa, porque para além de se mostrarem bastante preocupados com o meu bem estar aqui em Miskolc, esclareceram todas as minhas dúvidas que surgiram ao longo destas 2 primeiras semanas de estadia. As principais dúvidas eram relativas à minha função no programa e às actividades que deverei desenvolver, porque no início parece sempre tudo bastante vago e uma pessoa tem uma grande tendência para se sentir meia perdida... Mas percebi que embora não me deiem uma plano com as coisas que devo fazer com os jovens, nos vão apoiar nas nossas iniciativas e nos vão dar um grande espaço para sermos criativos! Considero que isso seja bastante importante e embora à primeira vista seja talvez um pouco desconfortante, porque para quem acabou de chegar e não fala o idioma do país ter que desenvolver actividades com jovens que ainda nem conhece e que vai conhecer nessas mesmas actividades...ui...pois, pois...
Não parece nada fácil, nem vai ser nada fácil...vai ser sem dúvida um desafio! Mas sinto-me preparada...pois lógico que se não me sentisse não tinha vindo para aqui!lol
Nessa reunião organizei as minhas funções para o resto do mês e vou trabalhar na Aftercare Home dos rapazes 4 dias por semana e na Aftercare Home das raparigas 1 dia por semana (cada dia cerca de 6 horas) e vou ter 2 aulas de 1h por semana de classes de húngaro.
No entanto hoje comecei o dia bem cedo (às 7h30 da manhã!!!) e tava um gelo!!!!!!!!!! Porque fui, juntamente com o Aurélio e dois coordenadores da Agência Nacional daqui, para fazer uma divulgação junto a jovens da escola preparatória e secundária, sobre o que é o SVE. É uma iniciativa bastante importante, só é pena em Portugal não existir também esta divulgação...Foi engraçado, colocámo-nos à disposição para responder a perguntas, e eles fizeram imensas!! Claro que nós falámos inglês e havia quem nos traduzia. No final da apresentação fomos almoçar juntos (os jovesn estavam encantados conosco!!!) e depois voltámos para Miskolc. Ahh e ainda nos ofereceram uma garrafa de vinho (pelo que percebi foi um vinho da melhor colheita do ano passado!:)).
Como podem ver, tratam-me muito bem aqui!!!!:)
Eu e o Aurélio estivemos estas últimas duas tardes a fazer uns cartões com algumas expressões, frases e perguntas em húngaro e em inglês/alemão, para jogarmos com as e com os jovens, para eles desenvolverem de uma forma lúdica o idioma que estão a aprender na escola (inglês ou alemão), aproveitando nós também para aprendermos alguma coisa de húngaro!!:)
De resto não tenho mais novidades, acrescento mais uma foto de Miskolc, é um relógio feito de flores, numa pequena praça no centro da cidade.
Bjokas grandes


P.S.-Tentei ver o Celtic vs Benfica, mas não consegui arranjar forma, até que decici ouvir pela rádio, através do computador... mas como é óbvio nem vou comentar o resultado.... :(

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Amiga** =) já vi que tens passeado muito! Fazes bem, aproveita ao máximo e diverte-te muito!
Isso por ai tem sitios lindo. Fico à espera de mais fotos para também ir conhecendo um pouco*
Boa sorte com os jovens e para as aulas de húngaro!
Beijinhos e fica bem =)

19 October, 2006 11:44  
Anonymous Anonymous said...

Amiga** =) já vi que tens passeado muito! Fazes bem, aproveita ao máximo e diverte-te muito!
Isso por ai tem sitios lindo. Fico à espera de mais fotos para também ir conhecendo um pouco*
Boa sorte com os jovens e para as aulas de húngaro!
Beijinhos e fica bem =)

19 October, 2006 11:45  

Post a Comment

<< Home