Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Wednesday, October 25, 2006

Primeiro contacto com os meus rapazes e aventura pela Eslováquia

Olá Olá!!
Bem sei que ando um pouco atrasada com o meu blog, mas parece que finalmente já tenho o tempo bastante ocupado com o trabalho e claro que depois ao chegar a casa, a coisa que mais me apetece não é agarrar-me ao computador! Por isso já sabem, quando passo muito tempo sem escrever, é porque ando a trabalhar e a disfrutar a minha estadia nestas terras húngaras (ou arredores, como foi o caso deste fim de semana)!

Como falei no meu último post, o planeamento da agenda para este mês ficou combinado, mas claro que existem sempre variáveis parasitas, e na semana passada, o que ninguém esperava, muito menos nós voluntários, é que mais uma parede (sim!!mais uma) da casa dos rapazes rachasse e colocásse em risco quem esteja dentro da casa. Assim, a Fundação neste momento depara-se com um grave problema: arranjar dinheiro para as obras ou para uma nova casa. Por essa razão de certa forma, os planos para a semana passada foram ligeiramente alterados e nos dos 3 dias que éramos para passar cada dia 6 horas na casa, passámos 2 horas num dos dias, num outro apenas 30m e no outro decidiram que íamos fazer uma passeio pela cidade.
Ainda não consegui conhecer os meus 14 rapazes, mas os que conheci são muito queridos e estou super motivada para fazer um bom trabalho com eles. Claro que o início é o mais complicado, mas sem dúvida que este primeiro contacto foi um bom começo... Há sempre aqueles momentos de menos conforto, pois quando eles em grupo se põe a dizer piadas e a rir, se já em português não ia ter muita piada, então em húngaro... Acredito que aos pouco e poucos, com muita paciência, algum jogo de cintura (mantendo o respeito mas ao mesmo tempo tentando uma relação próxima) e claro, uma dose extra de sensibilidade para entender pequenos pormenores que nos possam ajudar a perceber o que dizem ( e que normalmente passam despercibidos, quando falamos um mesmo idioma).
Pois bem, esta foi o meu primeiro contacto com os meus rapazes e vou estar com eles (pelo que tudo indica, 3 dias desta semana) e aguardo notícias sobre a casa.
Mas como este fim de semana foi prolongado nada melhor do que aproveitar para viver aventuras!! :)
Eu, Emillie e Wiola, decidimos ter a nossa primeira experiência como hitch-hike e colocámos como nosso destino Bratislava. Assim, num dia fomos de Miskolc até Bratislava, dormimos duas noites numa residência para estudantes e passámos o domingo a fazer turismo pela cidade. Na 2º feira de volta para Miskolc. Enquanto que no caminho de ida, atravessámos Hungria pela parte norte (Miskolc-Budapeste-Gyor e depois Bratislava), no caminho de regresso atravessámos Eslováquia pela parte sul (Bratislava-Nitra-Zloven-Kosice e depois Miskolc).
Foi uma experiência bastante interessante e sem qualquer dúvida tivémos muita sorte em tudo. Sempre tive esta ideia em mente, mas nunca tinha surgido a oportunidade de fazer, e foi desta! Nesta foto abaixo, as três aventureiras!No domingo, no nosso dia de turismo pela cidade, o que nos valeu às três, foi o mapa e a boa leitura de mapas da Emillie! Passeámos à beira do Danúbio...
Passeámos pelas inúmeras praças da cidade, umas delas a Praça Hviezdoslavo Námesti. Vimos o castelo...
A Torre Michalská...


É uma cidade muito bonita, com algumas semelhanças a Praga, algumas outras com Budapeste e até mesmo com Vienna.
Gostei de conhecer a cidade, diverti-me imenso com toda esta aventura destes 3 dias e até fiquei com umas moedas da Eslováquia... (já a pensar na próxima visita!?) ...
Tenho pena que por vezes os medos (as situações que provocam esses medos) impeçam as pessoas de poderem viajar desta maneira, porque é uma experiência mesmo super interessante...
Mas sem qualquer dúvida foi uma grande aventura, para mais tarde recordar!
Bjokas grande e até breve

2 Comments:

Blogger Bruno Monteiro said...

joana,
bom encontrar-te na rede!

uma vez tentei de bratislava a praga, mas eramos 2 (gajos) e tapados com a chuva, a coisa nao correu muito bem. ao fim de quase 4 horas decidimos que o comboio também nao era má solucao.

fico contente por saber que partilhas as tuas emocoes "húngaras" na net, vou ficar atento ás novidades.

visita-me em budapeste um destes dias... a wiola sabe! sao sempre bem-vindos!

deixo-te o endereco do meu espaco: http://www.buda-pest.blogspot.com

beijocas do bruno.

26 October, 2006 16:23  
Anonymous Anonymous said...

alô alô querida madrinha!
Que bom saber noticias tuas e ainda melhor é sabê-las boas =) que lindas fotos! Vou andar aqui a seguir as tuas grandes passadas !
muitos beijinhos

27 October, 2006 15:51  

Post a Comment

<< Home