Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Tuesday, November 21, 2006

Debrecen

Quando cheguei no domingo estava realmente exausta... mas infelizmente não era apenas exauta, também ligeiramente engripada... o que me fez ficar estes últimos dias em casa!
Mas queria contar um pouco mais sobre estes últimos dias...
Foram dias cheios de actividades, mas também fomos conhecer a cidade de Debrecen e ainda fomos até ao Spa... para relaxar das árduas actividades...
Estes dias foram importantes para mim porque para além de ter conhecido pessoas com quem me identifiquei bastante, houve a partilha de experiencias e de alguns problemas que decorrem com os projectos; isso fez com que nos sentíssemos compreendidos e procurando uma solução em conjunto. Também foi uma ex-voluntária falar com o grupo, realizou evs em Barcelona! Explicou a sua experiência e respondeu às nossas questões... daí surgiu uma discussão essencialmente entre os voluntários que já tinham realizado erasmus, sobre as amizades que se perdem quando se está durante muito tempo longe. Foi uma discussão interessante com diversas opiniões...
Foi engraçado o momento em que se fizeram equipas com voluntários dos mesmos países, para se fazer uma apresentação de dança e canto das músicas típicas de casa país... ehhe... o apita o comboio fez furor... lol
Para além disso tive a minha primeira experiência em teatro, com um papel principal!! E não é que gostei imenso!? Foi engraçado a forma como através de diversas ideias conseguimos conjugá-las e criar uma ideia geral, de onde começámos a criar a mensagem... Foi teatro sem fala e com uma ideia que tive (ajudada pelas minhas aulas de dança contemporânea) utilizámos o contacto com toque e sem toque... para mostrar à plateia a dificuldade de inserção numa cultura diferente e a necessidade de cooperação para se ultrapassar as dificuldades, como também da "chave" (resolução) vir de nós apenas!
30 voluntários, cerca de 6 organizadores... 12 nacionalidades! Os países representados foram: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Polónia, Sérvia, Roménia, Bulgária, Turquia! Simplesmente espectacular!!
Como disse identifiquei-me com algumas pessoas e tenho a certeza que iremos volta a estar juntos! As pessoas ficaram motivadas para se organizar alguns encontros 2 vezes por mês, ou pelo menos 1 vez por mês! Seria muito bom!!
E neste post coloco 2 fotos da 2ª cidade do país: Debrecen!
Fotos by bruno!! O outro tuga ;)
Bjokas grandes e até breve

1 Comments:

Blogger Bruno Monteiro said...

joaninha... o comboio levava uma acelaracao...!! mas sim, muitos parabéns pelo apresentacao teatral... foi bastante envolvente. beijos grandes. até á próxima.

22 November, 2006 16:17  

Post a Comment

<< Home