Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Tuesday, November 14, 2006

O que por aqui se anda a fazer...

Sziasztok!
Como disse no post anterior as coisas por aqui andam um pouco... uhm... como dizer... andamos a tentar ver o que podemos fazer e cada dia descobrimos alguma coisa nova do funcionamento da Fundação com que trabalhamos.
Pois bem, já passaram 6 semanas desde que cheguei e o que tenho feito até agora é ir até à Aftercare Home dos rapazes, tentar conhecê-los um pouco mais, ajudá-los nos trabalhos de casa (de inglês) e pouco mais... às vezes chegamos (eu e Aurélio) e está um rapaz, às vezes está um professor, às vezes estão 3 rapazes a ver televisão... E não conseguimos entender bem a nossa função na casa, porque cada rapaz tem a sua vida independente, têm as namoradas, têm os amigos, alguns trabalham, outros estudam e quando estão em casa fazem as coisas deles (ver televisão, ouvir música, jogar computador...). Sinto-me ali caída de paraquedas e sem nenhuma função específica para fazer e isso não me agrada! Sei que no primeiro mês isso até pode ser um pouco natural porque necessitamos de ganhar confiança com os rapazes e conhecê-los e tal... mas chega a um ponto que já é exagero! E se por vezes chegamos lá e estão 3 dos rapazes mais comunicativos, com os quais já temos alguma proximidade, até é bastante interessante e agradável! Mas em outros dias em que apenas está 1 rapaz a jogar computador e que não está minimamente interessado em falar conosco, já é um pouco mais desmotivador...
Pois bem, então que chega a outra parte... Explicar à Adrienne e a Gábor que as coisas assim não podem continuar e que chega!! Tentando entender quais são as nossas supostas funções para desenvolver as competências socias dos rapazes (pois era esse o objectivo principal explicado na teoria do projecto!) e entender em que consiste então o programa "Democracy"!
Falei com Gàbor e expliquei a minha desmotivação perante o projecto, apresentei sugestões! Gábor explicou que ninguém sabe nada sobre o projecto e que me entende, mas que apesar disso não me pode ajudar... Isto porque, (isto agora foi o que fui descobrindo ao longo dos tempos e falando com várias pessoas que trabalham na Fundação), Adrienne criou o projecto sem explicar concretamente como as coisas iriam ocorrer na prática... segundo diversas fontes, a big boss tem as suas ideias e não partilha com ninguém as coisas e que apenas financia essas suas próprias ideias... A imagem que toda a gente passa da Adrienne é de ser uma pessoa dominadora, autoritária e que não aceite as sugestões das outras pessoas... mas desta forma, como é a big boss, toda a gente corta por trás, mas é hipócrita quando está com ela!
Pois bem... Adrienne sabe das nossas insatisfações mas explicou que as coisas vão mudar... Só nos resta acreditar e fazer o que podemos, para que realmente mudem...
Embora estejamos insatifeitos com o funcionamento das coisas, eu e Aurélio temos bastantes ideias e se as coisas não melhorarem iremos tentar colocar em prática as nossas sugestões!! Por isso estamos motivados para trabalhar e para realmente fazer alguma coisa pelos rapazes! Que no fim de contas é para isso que aqui estamos!!
Os rapazes irão-se mudar para o centro até dia 24 de Novembro e a partir de Dezembro vamos almoçar sempre no centro e por isso receber 15000 florins (de dinheiro para comida) para pequenos almoços, jantares e fins de semana! Na segunda semana de dezembro vamos visitar Austria com o grupo dos rapazes!
E é isto...
Agora vou a uma reunião, que ocorre mensalmente, com Adrienne, com os "professores" e com os rapazes... para se saber o que andaram a fazer este mês, os projectos para o mês seguinte e para se falar acerca da mudança de casa!
Amanhã vou para Debrecen onde fico até domingo! Vamos estar 30 voluntários de diferentes nacionalidades- The Arrival training.
Depois digo qualquer coisa quando chegar no domingo a contar como foi!
Ps- Vou continuar sózinha no meu quarto até dia 10 de Janeiro, que é quando a rapariga espanhola (de Murcia) chega para se juntar no nosso projecto! E depois em Fevereiro chega a Austríaca!
Bjokas grandes e até breve!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

hei hei!!
pois é, como te compreendo...Tou a curtir de tar aqui pq o ppl com quem trb ate é bacano, mas na verdade tb nao tenho nenhuma funcao especifica, nem nada que se pareca...Ajudo a preparar os workshops, o que quer dizer, a arrumar e a limpar. Por vezes participo nos workshops e digo umas palavrinhas, mas como ainda nao falo nada de especial de flamenco a minha interaccao com osputos é pequena...Por isso, o que tenho feito é dedicar-me a inventar o meu proprio projecto, e manterme mentalmente activa! Talvez devesses fazer o mesmo, se tal for possivel...tb falei com os meus chefes por causa da situacao, mms o que me apercebi é que eles têm uma ideia preconcebida do que é o EVS, ou seja, um ajudante jovem! E lidar com pessoas que têm um curso universitario e desejam actuar é um pouco dificil...nao concebem as coisas assim...vê la que o que disseram foi que eu devia assistir a mais workshops(que eu obviamente nao percebo nada pq sao em flamenco, e nos quais apenas participo como se fosse um dos putos. Nao é mau, posso experimentar muitas tecnicas diferentes de pintura e trabalhos amnuais, mas...é pouco...). O fixe da coisa é que eles tb têm workshops para adultos e ai eu posso aprender a fazer cenas em feltro, ceramica...etc. Mas ainda assim, pouco. Por isso é que decidi aproveitar o que eles têm para me oferecer e agarrarme com unhas e dentes ao meu projecto. Vamos la a ver se consigo!
De resto tudo bem! tenho passeado bst e conhecido pessoal fixe, embora so me identifique com duas ou tres pessoas, mas tb ja percebi que isso é normal. ha mta gente estranha a fazer estes projectos, tipo pessoal que so se interessa por comprar botas e outras merdas desinteressantes, e que provavelmente nao sabe qual é a diferenca entre um livro e uma revista!!!
tenho de ir...
beijocas à portuguesa!
Joana

21 November, 2006 12:59  

Post a Comment

<< Home