Jô@Miskolc

Durante 9 meses, este blog é a descrição do meu serviço de voluntariado europeu, na Hungria, na cidade de Miskolc. O meu trabalho, o meu projecto, as minhas viagens, as pessoas que conheço, os meus novos amigos, os encontros de voluntários, as festas, os pensamentos, emoções... enfim... A VIDA DE UM VOLUNTÁRIO EUROPEU!! :)

Sunday, November 26, 2006

Mudanças interiores e acontecimentos semanais!

Pois bem e aqui estou eu Miskolc...
Não tenho assim tantas novidades desta vez... talvez apenas algumas coisitas sem grande importância, mas mesmo assim quero partilhar!!:)
No domingo (19) quando cheguei de Debrecen fui ao teatro de Miskolc, ver o bailado "Romeu e Julieta", foi bastante interessante e gostei da performance do grupo! Foi curioso a forma como o público aplaude no final, não com um ritmo constante, mas vai acelarando há medida que os actores se aproximam da plateia para agradecer e depois volta ao ritmo inicial e começa a acelarar uma outra vez... e assim por adiante... foi giro!!
Bem, durante a semana não foi nada interessante, muito pelo contrário, tive meia adoentada e 3 dos dias passei em casa. Mas a nossa função dessa semana foi ajudar a por cimento nas paredes e a pintar a nova casa... e claro que das vezes que lá fui para fazer isso... apenas me disseram que não havia trabalho para raparigas e deram-me uma cadeira para me sentar... existe notória diferença entre a maneira como tratam raparigas e rapazes!! Mas dessa vez nem me aborreci muito, mas se fosse em alguma coisa que realmente me incomodasse, passava-me...
De uma forma geral, sinto que vejo de uma outra forma a minha estadia aqui pela Hungria... sei que uma das partes importantes é o meu trabalho e o meu projecto e sei que realmente quero voltar para casa, daqui a quase 7 meses com a sensação que fiz alguma coisa productiva e que ajudei de alguma forma os rapazes... mas pelo que conversei com muitos outros voluntários, não só os que estão aqui na Hungria... os projectos não estão feitos realmente para trabalharmos "muito"... dessa forma, acredito sem dúvida alguma que o EVS é uma experiência de vida em todos os sentidos, e que embora haja algumas coisas menos boas (ou digamos menos organizadas que nos dificultam um pouco a vida), temo-nos que agarrar às coisas que temos de boas... como o conhecer imensa gente de diferentes países, de poder partilhar experiencia, visitar e conhecer um diferente país e uma diferente cultura, aprender um novo idioma (???) e viajar por outros países próximos... é uma óptima experiência mesmo!!! Há imensas coisas boas!! Crescemos e aprendemos imenso!! E o melhor a fazer é aproveitar estas coisas boas e tentar minimizar ao máximo as coisas menos positivas!!
Creio que o EVS- Club em Debrecen me fez ver e sentir as coisas de uma outra forma e estou mais satisfeita de estar aqui, porque realmente há muito mais para além do trabalho!!! Embora não ponha de parte o meu trabalho, muito longe disso!!
Passando a este fds... o grupo de 30 voluntários recebeu o convite para ir até Nagyvaszony, uma pequena vila perto de Veszprém, no sul do país, ligeiramente a norte do lago Balaton! Onde vive Julian, um voluntário de França... seria bastante interessante, passear na floresta e conhecer esta pequena vila... Mas como ainda não me sentia a 100% preferi ficar por Miskolc... assim tive uma sexta à noite tranquila, com uns cozinhados franceses (ah é verdade e na 3ª tive jantar dinamarquês!!!, feito por Morten!!)... E hoje, sábado foi uma noite muito agradável... primeiro no final da tarde tive com a Ina (a outra voluntária em Miskolc que não vive conosco, da Alemanha) e com Heidi (uma voluntária que veio passar o fds com Ina, também da Alemanha e está a trabalhar em Debrecen) e fomos a uma Tea House mesmo muito fixe!! E depois acabámos por nos encontramos com Emillie e Peter e mais um pessoal do Brith-Club. Fomos para o Tsunami, um local muito estranho, pela simpes razão de juntar uma decoração tipo oriental, com xixas e chás, ao mesmo tempo que passa da pior música comercial aos altos berros...
Brith Club é um grupo que foi criado há alguns anos, por um inglês que vivia em Miskolc e tinha a mulher/namorada húngara e surgiu a ideia de criar este grupo, com o objectivo de haver uma maior inserção dos estrangeiros da cidade, na cultura húngara. Fala-se inglês (e os húngaros que falam inglês, falam bastante bem!!) e os voluntários começaram a ir a este encontros, uma vez por semana (4ª feira) ao bar Cortez. Costuma ser um encontro onde se fala-se das actividades culturais semanais da cidade e do que surgir... mas não posso adiantar muito porque só fui uma vez... mas durante as noites acabamos sempre por nos encontrarmos com alguém de lá!
E é isto!!! "o hoje à noite" acabou cedo, porque tinhamos de apanhar o autocarro para casa. Acabámos a noite no Avas, na torre, para oferecer a vista panorâmica da cidade by nigth à Heidi.
Depois disso apanhámos o bus e aqui estou eu... Amanhã tenho nos meus planos um estudo a sério deste idioma que me anda a dar volta aos miolos!!!! e depois fomos convidados para ir jantar à casa do Miguel, o professor espanhol de História!!
Ah!! e por falar em espanhol, fui esta semana ver o filme Volver!!!Porque estas 2 semanas passam alguns filmes de Almodover e ainda devo ir ver outro...um dos mais antigos!! Se o filme é bom e podemos entender, vale mesmo a pena, por 300 fls!!
Well... parece-me que me estou a esticar bastante neste post... Será que alguém o vai ler até ao fim!??!
Bem... agora as próximas notícias:
1- Próxima semana (domingo 3) vou ter uma visita... :D :D :D e vou ter umas mini-férias! :D
2- De dia 13 a 16 vou a Vienna com os rapazes
3- Já que não vou passar o Natal a Portugal, vem o Natal de Portugal até Miskolc!!
Bjokas grandes***

0 Comments:

Post a Comment

<< Home